SóProvas


ID
2566624
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Em abril de 2017 foi divulgado no canal UOL Notícias, a explosão de casos de sífilis congênita na região da baixada fluminense. De acordo com o site, ‘o Rio de Janeiro é o Estado com a maior taxa de infecção no país, com 12,4 casos a cada mil nascimentos’. Este dado corresponde ao dobro da média nacional.”

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/04/12/baixada-fluminense-enfrenta-explosao-de-sifiliscongenita.htm.)


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e nos casos de sífilis congênita podem surgir sérios problemas de saúde na criança. Sabendo que a assistência de enfermagem inclui a educação do paciente e seus familiares em relação à doença, é necessário que a enfermagem conheça bem essa patologia. Afirma-se corretamente que a transmissão da sífilis congênita ocorre:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, por via transplacentária, em qualquer fase da gestação. Fundamentos:

     A transmissão vertical pode ocorrer em qualquer fase da gestação ou estágio clínico da infecção materna e durante o parto, se houver lesões genitais maternas.

    Quanto mais recente a infecção, mais treponemas estarão circulantes e, por conseguinte , mais gravemente o feto será afetado.
    Inversamente, infecção antiga leva à formação progressiva de anticorpos pela mãe, o que atenuará a infecção do concepto,

    Ocasionalmente, há possibilidade de transmissão direta do T. pallidum  por meio do contato da criança com o canal de parto ou períneo (transmissão perinatal), se houver lesões genitais maternas (cancro duro, condiloma plano).

     

     

     

    FONTE: GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. MS, 2016. 

  • Nem precisa ter estudado.

    Isso é lógica: o bebê está na barriga da mãe, que diferença faz o tempo de gestação se a mãe está infectada?

  • SÍFILIS CONGÊNITA = via transplacentária em qualquer período gestacional

  • Alguém pode explicar o erro da letra A???