SóProvas


ID
2566633
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (26), em Washington, que o governo brasileiro quer acelerar a Fase 3 da vacina contra o vírus Zika, que é a de produção para testes em humanos. Barros conversou com o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Tom Price, sobre a agilização no processo de desenvolvimento do banco de células máster, usado na produção da vacina.”

(Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-vai-acelerar-producao-de-vacina-contra-zika-diz-ministro/. 26 de setembro de 2017.)


Em relação ao Zika vírus, analise as afirmativas a seguir.


I. Inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos são sintomas menos frequentes.

II. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor.

III. Ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios são recomendados no início do tratamento.

IV. Com base na crescente evidência de que o vírus pode ser sexualmente transmissível, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o guia interino de prevenção da transmissão sexual do vírus Zika.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com Dengue, Zika e Chikungunya: quais medicamentos evitar?. Blog do Centro Médico de Medicamentos da UFMG

     

     

     

    Item III- Errado.

     

    Medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico (AAS), ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) devem ser evitados, pois inibem elementos essenciais para a coagulação sanguínea, que já é prejudicada pela redução de plaquetas causada por esses vírus, favorecendo e agravando a ocorrência de hemorragias.

  •  

    Zika: sintomas, transmissão e prevenção

    Transmissão

    O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos.

    É crescente a evidência de que o vírus pode ser sexualmente transmissível. 

    Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. 

    FONTE: http://www.bio.fiocruz.br/index.php/zika-sintomas-transmissao-e-prevencao