Gabarito: Letra D.
CAUTELA, Nobres Concurseiros.
Observe que a questão pede os casos em que a vacina não é indicada ( Contraindicações ), EXCETO ( indicação ):
De acordo com o Guia de Vigilância à Saúde.Brasília-DF.2016
Imunização
A vacina contra febre amarela (VFA) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. É constituída por vírus vivos atenuados da cepa 17DD, derivada de uma amostra africana do vírus amarílico. Apresenta eficácia acima de 95%.
Via de administração
Subcutânea (SC) , em dose única de 0,5mL.
Contraindicações
• Crianças menores de 6 meses de idade.
• Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (gelatina bovina, ovo de galinha e seus derivados, por exemplo).
• Pacientes com alguma das condições abaixo:
- infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4
- em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
- submetidos a transplante de órgãos;
- imunodeficiência primária;
- imunodepressão de qualquer natureza;
- neoplasia;
- história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
Mulheres que estão amamentando (em especial com crianças com menos de seis meses), preferencialmente não devem ser vacinadas contra a febre amarela. Porém, as que residirem em áreas de risco e aquelas obrigadas a viajar para uma destas regiões têm de ser vacinadas.
Então, será necessária a suspensão do aleitamento materno por dez dias após a vacinação. A orientação é importante para manter a produção do leite materno e garantir o retorno à amamentação.
De acordo com Corintio Mariani Neto, presidente da Comissão Nacional Especializada de Aleitamento Materno da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a recomendação vale para todo o Brasil e é muito importante insistir na informação sobre a necessidade de a amamentação ser suspensa por 10 dias, se a mãe receber vacina contra febre amarela nos primeiros seis meses de vida do bebê, pois trata-se de cuidado e educação em saúde.
Fonte: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/533-amamentacao-deve-ser-suspensa-por-10-dias-se-a-mae-receber-vacina-contra-febre-amarela-nos-primeiros-seis-meses-de-vida-do-bebe