-
CSMA-CD:
Camada Enlace
Cada estação deve peceber se o enlace está sendo utilizado e, caso esteja disponível, realiza a transmissão.
Possui três estados:
Disputa
Transmissão
Inatividade
Certo.
-
Gabarito Certo
BACKOFF
Refere-se ao tempo em que um dispositivo de transmissão de dados aguarda para realizar uma nova transmissão após a ocorrência de um problema na primeira tentativa. Em redes LAN com o protocolo CSMA/CD, o backoff é o tempo em que a estação aguarda para retransmitir os dados após a ocorrência de uma colisão.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Gnt, só uma observação referente à CESPE.
Para a banca o protocolo CSMA/CD evita colisões, mas de acordo com a literatura CSMA/CD detecta e CSMA/CA evita.
-
Quando usamos o protocolo Ethernet e equipamentos hub, há probabilidade de ocorrer colisões de pacote. O domínio de colisão é uma área lógica em que os pacotes (com dados) transitam podendo colidar uns com outros. Enquanto mais colisões ocorrer, menor será a eficiência da rede. Para solucionar isso existe o método CSMA/CD. Se o meio físico estiver livre, ele transmite o pacote. Senão, ele espera um tempo. Em caso de colisão, ele interrompe a transmissão, envia um 'Jam Signal' que repete a colisão, informando aos hosts envolvidos. Nesses hosts o Jam Signal ativará o algoritmo de 'backoff' - fazendo que cada host espera um tempo aleatório e crescente, em caso de reincidência de colisão, para retransmitir.
GABARITO: CERTO!
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: CERTO
CSMA/CD
Collision = colisão
Detection = detecção
backoff
"back = voltar"
"off = desligado"
-
A colega Ana Carolina citou que o csma/cd detecta e o csma/ca evita, na verdade creio que a maior diferença é que o cd, é usado em redes cabeadas e o ca em redes sem fio.
-
Gabarito: Certo
De acordo com Wikipedia: "O CSMA/CD identifica quando o meio (canal) está disponível (idle time) para a transmissão. Neste momento a transmissão é iniciada. O mecanismo CD (Collision Detection - Detecção de Colisão), ao mesmo tempo, obriga que os nós escutem a rede enquanto emitem dados, razão pela qual o CSMA/CD é também conhecido por () "Listen While Talk" - "escute enquanto fala".
Se o mesmo detecta uma colisão, toda transmissão é interrompida e é emitido um sinal (“” de 48 bits) para anunciar que ocorreu uma colisão. É interessante ser salientada real importância do sinal JAM. Ele é usado pois pode ocorrer se caso dos host, A e B, enviem mensagens ao mesmo tempo, colidam e que o sinal da colisão seja tão fraco que acabe não chegando ao outro host,por isto é enviado o sinal JAM. Ou seja, o sinal jam garante que ambos os hosts irão detectar a colisão e então calcular aleatoriamente o tempo de back-off exponencial(tempo de espera). Para evitar colisões sucessivas o nó espera um período de acordo com o back-off exponencial e volta a tentar transmitir."
-
Gabarito: Certo
CSMA-CD: É o sistema de gerenciamento de tráfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. As redes Ethernet utilizam uma topologia lógica de barramentos, isso significa que mesmo ao utilizar o hub, as estações comportam-se como se todas estivessem ligadas a um único cabo. Isso simplifica a transmissão e barateia os equipamentos, mas em compensação traz um grave problema: as colisões de pacotes que ocorrem sempre que duas (ou mais) estações tentam transmitir dados ao mesmo tempo.
O sistema CSMA-CD minimiza esse problema através de um conjunto de medidas relativamente simples, o famoso BACKOFF: antes de transmitir o seu pacote a estação "escuta" o cabo, para verificar se outra estação já está transmitindo. Caso o cabo esteja ocupado ela espera, caso esteja livre ela transmite.
-
Breve resumo sobre o CSMA/CD:
CS (carrier sense) é como se os micros escutassem as portas 3 e 6 (portas para recepção de dados) para saber se existe algum dado trafegando. Quando os micros não "escutam" nenhum dado sendo enviado, transmitem suas mensagens.
MA (múltiplo acesso) Pode ocorrer de dois micros enviarem suas mensagens ao mesmo tempo devido ao múltiplo acesso, esse envio concomitante provocará uma colisão.
CD (detecção de colisões): qnd ocorre a colisão o protocolo trabalha para corrigir, diferente do protocolo CSMA/CA, do wi-fi, que evita a colisão. Para a correção de uma colisão, cada micro sorteia um número aleatório para si, que funciona como um tempo que deve ser aguardado para a nova tentativa de envio de dado, esse sorteio pode ser feito outras vezes, caso ocorra outra colisão na segunda tentativa de envio.
-
CSMA/CD (collision detection): detecta a colisão e espera um tempo pra retransmitir
CSMA/CA (collision avoidance): detecta que o canal está ocupado e evita transmitir nesse momento
-
CSMA/CA> apenas evita colisões não detecta.
CSMA/CD> organiza a forma como os dispositivos de rede compartilham o canal, detecta e evita colisões.
-
Acesso ao meio – CSMA/CD (Protocolo não determinístico)
> É o algoritmo utilizado para controle de acesso ao meio;
> Escuta o meio antes de transmitir:
˃ Reduz a probabilidade de colisão, mas não a elimina devido ao retardo de propagação;
˃ Continua a verificar o meio por um tempo para saber se a transmissão foi bem-sucedida (não ocorreu colisão);
˃ Para reduzir a probabilidade de uma nova colisão, a estação espera um tempo (back-off) aleatório
para retransmissão.
Gabarito correto.
-
CSMA/CD: Detecta Colisão de pacotes, usados em redes Ethernet. Transmite sem escutar o meio, e caso detecte colisão, ele retransmite.
CSMA/CA: Evita colisão, usado em redes ponto a ponto (wifi), escuta o meio, e se ele estiver livre ele transmite.
-
• CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection)
Técnica de gerenciamento de acesso ao meio em redes locais Ethernet para as topologias lógicas em barramento.
O CSMA/CD (carrier sense multiple access with collision detection) garante que uma estação da rede não comece a transmitir dados se detectar que o canal está ocupado, sendo os algoritmos da camada de enlace responsáveis por estabelecer o novo momento de transmissão dos dados.
1. Antes de transmitir seu pacote, o nó "escuta" o meio físico, para verificar se outra estação já está transmitindo.
2. Caso o meio esteja ocupado, ele aguarda.
3. Se o meio estiver livre, ele transmite.
4. Se uma colisão for detectada durante a transmissão, transmite um pequeno sinal especial “jam signal” para garantir que todas as estações saibam da colisão e, então, parem de transmitir, aguardando um tempo aleatório (algoritmo backoff) para voltar a transmitir.