SóProvas


ID
2566912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de serviços encontrados em infraestrutura de informação, julgue o item subsequente.


A segurança integrada em um modelo de computação em nuvem SaaS é de responsabilidade do fornecedor do serviço, cabendo ao cliente exigir que os termos da segurança adequada ao seu negócio estejam estabelecidos em acordo de nível de serviço.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Software como serviço, do inglês Software as a service (SaaS), é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferto.

    A tecnologia utilizada não determina o modelo. O software utilizado pode ser inteiramente pela internet (utilizado via navegador) ou pode ter alguma instalação local (antivírus ou sistemas de backup). A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um serviço) e a responsabilidade do fornecedor a disponibilização do sistema em produção.

     

    Comparando com o modelo tradicional de distribuição de produtos de software (no qual o cliente adquire a licença de uso e se responsabiliza pela instalação e manutenção em produção) podemos destacar as seguintes vantagens do modelo SaaS para os clientes:

    Não exige que o cliente crie uma estrutura e capacite os profissionais para manter o sistema funcionando, permitindo que ela se foque no seu negócio

    Permite uma abordagem gradual de implementação, podendo começar com poucas licenças e expandir conforme tiver um retorno positivo do seu investimento, reduzindo os riscos e o tempo para o retorno do investimento

    Permite aumentar ou reduzir as licenças ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do negócio.

    A implementação pode ser feita com pouca dependência das equipes de TI da empresa, não disputando prioridade com outros sistemas e podendo reduzir os tempos de implantação.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sendo mais direto, em SaaS a responsabilidade do cliente é na auditoria e classificação da informação. Fonte: Matriz de responsabilidades para ambiente em nuvem da Microsoft, disponível em https://blogs.msdn.microsoft.com/azuresecurity/2016/04/18/what-does-shared-responsibility-in-the-cloud-mean/
  • gabarito Certo para os não assinantes.


    Navegação nas Nuvens (camadas)


    ** IaaS - Infrastructure as a Service - ou Infraestrutura como Serviço (em português): Diz respeito aos serviços oferecidos na camada de Infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede. Exemplos: Google Drive, Sky Drive, Amazon... Pode também ser chamado de Hardware as Service (Haas).


    **PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: Disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos. Ex: Windos Azure, Google App... Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores).


    **SaaS - Software as Service ou Software como Serviço: Representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários. Exemplos: Google Docs, Microsoft Share Point online, Office 365...



    SaaS - Usuários finais

    PaaS - Desenvolvedores

    IaaS - Engenheiros e arquitetos de rede.


    Tá anotado no meu caderno, não lembro a fonte, acho que a professora Patrícia Quintão

  • GABARITO CORRETO!

    SaaS é uma sigla em inglês para Software as a Service, que significa na nossa língua software como um serviço. Ou seja, são aplicações online que podem ser usadas no computador, tablet ou celular, de maneira simples e remota. É um programa que não é instalado e que é usado como um serviço através da conexão com a Internet. Como um serviço, significa que o cliente não compra a licença de um produto, mas sim o direito de usufruir do serviço oferecido. Por conseguinte, todo o trabalho referente ao software fica na mão do fornecedor.

    https://blog.deskmanager.com.br/o-que-e-saas/

  • Na medida em que o serviço muda da esquerda para a direita (Cliente, IaaS, PaaS, SaaS), o responsável pelo gerenciamento e a segurança vai sendo alterado também no mesmo sentido.

  • Acordo de nível de serviço é o contrato. Esse contrato pode ser chamado na prova de (SLA).

    Perseverança!

  • O SaaS (software como serviço) é o método para fornecer aplicativos de software pela Internet, sob demanda e, normalmente, em uma base de assinaturas. Com o SaaS, os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software e a infraestrutura subjacente e fazem manutenções, como atualizações de software e aplicação de patch de segurança. Os usuários conectam o aplicativo pela Internet, normalmente com um navegador da Web em seu telefone, tablet ou PC. Ex.: Google Docs, Office 365.

    Nesse modelo, o usuário não deseja se preocupar com os mais variados aspectos do gerenciamento da aplicação, como os recursos utilizados e os mecanismos de segurança.

    Gabarito: Certo.