-
8.3 Análise de riscos
8.3.1 Metodologias de análise de riscos
(b) Análise quantitativa de riscos:
A análise quantitativa utiliza uma escala com valores numéricos (e não as escalas descritivas usadas na análise qualitativa) tanto para consequências quanto para a probabilidade, usando dados de diversas fontes. A qualidade da análise depende da exatidão e da integralidade dos valores numéricos e da validade dos modelos utilizados. A análise quantitativa, na maioria dos casos, utiliza dados históricos dos incidentes, proporcionando a vantagem de poder ser relacionada diretamente aos objetivos da segurança da informação e interesses da organização. Uma desvantagem é a falta de tais dados sobre novos riscos ou sobre fragilidades da segurança da informação. Uma desvantagem da abordagem quantitativa ocorre quando dados factuais e auditáveis não estão disponíveis. Nesse caso, a exatidão do processo de avaliação de riscos e os valores associados tornam-se ilusórios.
-
quanto mais dados disponiveis, mais possível se obter uma certa qualidade e exatidão. quando estiver ocorrendo um processo de análise!
-
Obrigado pela explicação "Persista persista"
-
A análise quantitativa deve utilizar dados históricos e dados exatos e auditáveis. Caso não existam tais dados, este tipo de estimativa torna-se falsa.
Fonte: Gestão de Riscos de TI, NBR 27005 - RNP / pag 86
-
é, obviamente você não leu o final.