-
Gabarito A.
3.2. Forma de diagramação
Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:
i) não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento;
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
----
"Nunca deixe que alguém o desvie de seus objetivos."
-
GAB: A
a) usar, quando necessário, de recursos gráficos, como itálicos, negritos e sublinhados, mas de maneira a não afetar a elegância e a sobriedade do documento.
Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:
i) não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento;
b) ser redigido com fonte de corpo proporcional ao texto e variação de acordo com a hierarquia dos assuntos tratados.
deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé;
c) comportar conclusão, caso não seja mero encaminhamento de documentos, em que tem lugar o detalhamento do assunto em pauta e a opinião do signatário.
Partes do documento no Padrão Ofício
conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
d) obedecer, quanto ao fecho, o padrão baseado em dois termos: “atenciosamente”, para autoridades superiores, e “respeitosamente”, para autoridades de hierarquia inferior ou semelhante.
Atenciosamente - autoridades de hierarquia inferior ou semelhante
respeitosamente - para autoridades superiores
e) pautar-se, como toda a comunicação de caráter oficial, pela pessoalidade no uso da linguagem, de modo que seu remetente esteja identificado ao fim do texto, pelo nome, cargo e endereço.
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Identificação do Signatário
Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura
-
Onde eu aprendo isso? onde vocês leram essas informações? Essa matéria é esquisitíssima pra mim.
-
Daniel,no manual de redação do presidente da república,baixe na net.
-
GABARITO A
b) ser redigido com fonte de corpo proporcional ao texto e variação de acordo com a hierarquia dos assuntos tratados.ERRADO. Não há variação de fonte de acordo com a hierarquia dos assuntos.CUIDADO! Existe variação de fonte entre o corpo do texto e as notas de rodapé (tamanho 10) e citações (tamanho 11)
c) comportar conclusão, caso não seja mero encaminhamento de documentos, em que tem lugar o detalhamento do assunto em pauta e a opinião do signatário. ERRADO. Em redação oficial NUNCA deve existir a opinião do signatário!
d) obedecer, quanto ao fecho, o padrão baseado em dois termos: “atenciosamente”, para autoridades superiores, e “respeitosamente”, para autoridades de hierarquia inferior ou semelhante. ERRADO. Está trocado. Atenciosamente: Para autoridades de hierarquia inferior ou semelhante. Respeitosamente: para autoridades superiores.
e) pautar-se, como toda a comunicação de caráter oficial, pela pessoalidade no uso da linguagem, de modo que seu remetente esteja identificado ao fim do texto, pelo nome, cargo e endereço. ERRADO. Uma das caracteristicas da Redação oficial é justamente a IMpessoalidade.
-
c) comportar conclusão, caso não seja mero encaminhamento de documentos, em que tem lugar o detalhamento do assunto em pauta e a opinião do signatário.
O mundo está cagando para sua opinião. Tenha sempre isso em mente.
-
Melhor aula sobre este tópico no youtube.
Editora Atualizar (Prof. Wilson Rochenbach)
Redação Oficial - Aula 04 (Documentos Padrão Ofício)
https://www.youtube.com/watch?v=g4gzcOgRfsI
Os documentos do Padrão Ofício (Ofício, Memorando e Aviso), bem como a Exposição de Motivos e a Mensagem, seguem a seguinte forma de apresentação:
i) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé;
ii) para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings;
iii)é obrigatório constar a partir da segunda página o número da página;
iv) os ofícios, memorandos e seus anexos poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (“margem espelho”);
v) o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda do texto;
vi) o campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura;
vii) o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm;
viii) deve ser utilizado espaçamento simples entre as linhas e de 6 pontos após cada parágrafo, ou, se o editor de texto utilizado não comportar recurso, de uma linha em branco;
ix) não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento;
x) a impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações;
xi) o papel deve ser de tamanho A-4, ou seja, 29,7 cm x 21,0 cm;
xii) deve ser utilizado, preferencialmente, o formato de arquivo Rich Text nos documentos de texto;
xiii) dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos;
xiv) para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira; tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo. Exemplo: Of. 123 – relatório produtividade ano 2002
-
d) obedecer, quanto ao fecho, o padrão baseado em dois termos: “atenciosamente”, para autoridades superiores, e “respeitosamente”, para autoridades de hierarquia inferior ou semelhante. Errado.
Respeitosamente: superiores
Atenciosamente: hierarquia igual ou inferior.
-
Letra A.
Vou comentar os itens errados:
b) Errada. A variação de corpo de fonte não depende da hierarquia dos assuntos tratados.
c) Errada. Na conclusão, a posição recomendada sobre o assunto é reafirmada ou simplesmente reapresentada. Não há, então, detalhamento do assunto (e muito menos a opinião do signatário).
d) Errada. O item inverte a ordem correta: utiliza-se Respeitosamente para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República; e utiliza-se Atenciosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
e) Errada. A comunicação oficial deve obedecer ao critério da impessoalidade.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre
-
• cores: os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco. O uso de cores deve ser usado apenas nas impressões de gráficos e ilustrações;
• destaques: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Devem ser evitados destaques com o uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;
• palavras estrangeiras: dever ser grafadas em itálico;
-
galera, só atualizando, a fonte é Calibri ou Carlito.
-
Esta questão exige do candidato conhecimento referente à formatação do documento no padrão ofício.
Para analisar as alternativas desta questão, levaremos em consideração a 2ª edição do Manual de Redação, que era o que estava em vigor em 2017, quando esta questão foi aplicada.
a) Na 2ª edição do Manual de Redação, a orientação referente ao uso dos recursos para dar destaque era que "não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento", então, podemos inferir que a afirmação presente nesta alternativa é correta.
b) A 2ª edição estabelece que no ofício "deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé". Assim, verificamos que a orientação apresentada nesta alternativa está incorreta.
c) De acordo com o manual, nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Nessa última parte deve ser reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto. Sendo assim, verificamos que a função da conclusão apresentada nesta alternativa está incorreta.
d) O manual estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas
as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a
do remetente, inclusive o Presidente da República; e Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de
hierarquia inferior ou demais casos. Dessa forma, constatamos que houve uma inversão no emprego dos fechos e, portanto, esta alternativa também está incorreta.
e) Toda comunicação de caráter oficial deve pautar-se pela impessoalidade, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Além disso, excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem informar o signatário segundo o padrão: nome e cargo, centralizados. Sendo assim, verificamos que esta alternativa está incorreta.
Gabarito: Letra A
OBS.: Referente a letra A, conforme exposto, é a alternativa correta, tendo em vista que é uma questão de 2017 e nele estava em vigor a 2ª edição no manual. Entretanto, desde o final de 2018, entrou em vigor a 3ª edição, que afirma que "i)
destaques: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito.
Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras
maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de
formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento". Sendo assim, a letra A, que é a alternativa correta, nos dias atuais está incorreta, uma vez que o único recurso que deve ser utilizado para destacar algo é o negrito.