-
Morte aparente - o indivíduo se assemelha incrivelmente ao morto, mas está vivo por persistência da circulação. É possível a recuperação do indivíduo em estado de morte aparente pelo emprego de socorro médico imediato e adequado. Caracteriza-se pela tríade de Thoinot: imobilidade, ausência aparente de respiração e da circulação.
-
Tríade de Thoinot: imobilidade, ausência aparente de respiração e ausência (real) de circulação, define clinicamente o estado de morte aparente.
-
Livro do Croce, 8ª edição, pgs 463 e 464, procurei e não diz quais são, não menciona a tríade;
Livro do França, edição 2017, tb não menciona a tríade:"Alguns autores consideram que nesta evolução para a morte definitiva há algumas fases assim consideradas: (a) morte aparente – caracterizada pela suspensão aparente de algumas funções vitais; (b) morte relativa – assinalada pela abolição efetiva e duradoura de algumas funções vitais, sendo possível a recuperação de algumas delas; (c) morte intermediária – apontada pela suspensão de algumas atividades vitais, não sendo possível recuperá-las; (d) morte absoluta – caracterizada pela suspensão total e definitiva de todas as atividades vitais.
Sinopse do Wilson Palermo, 5ª edição 2020, pg 420, diz que a tríade é composta por:
imobilidade;
ausência APARENTE de circulação;
ausência APARENTE de respiração.
-
QUESTÃO LEVA AO EQUÍVOCO, a ausência de circulação é APARENTE
-
fenômeno abiótico IMEDIATO=== -perda da consciência
-perda da sensibilidade
-abolição da mobilidade e do tono muscular
-cessação da respiração
-cessação da circulação
-cessação da atividade cerebral.
-
Gabarito: Letra C.
- Imobilidade
- Ausência de circulação
- Ausência aparente da respiração
-
Morte aparente – é quando a pessoa está com profundo embotamento das suas funções vitais, que estarão pouco perceptíveis. A pessoa ainda tem funções vitais preservadas, mas elas se tornam dificilmente perceptíveis, é uma morte apenas aparente. Encontra oposição à morte encefálica (morte real).
São três os pontos principais da morte aparente - Tríade de Thoinot:
- Imobilidade
- Ausência aparente de circulação
- Ausência aparente de respiração.