GABARITO: B
A) INCORRETO. A escassez de vagas de emprego formal no país NÃO é decorrente da entrada feminina no mercado de trabalho, como aponta a alternativa.
B) CORRETO. O Brasil conta com 13 milhões de desempregados, segundo dado do IBGE do início de 2019, número que demonstra a gravidade da crise pela qual o país vem passando. Esse desemprego tem se disseminado nas mais diversas classes e categorias do mercado de trabalho, afetando não apenas trabalhadores menos escolarizados ou qualificados, ou de um sexo específico, mas a sociedade como um todo, embora as classes mais baixas sofram impactos mais profundos nesse quadro.
C – INCORRETO. A informalidade NÃO atinge mais os trabalhadores mais velhos, sendo os jovens a classe mais atingida nesse processo, devido a vários fatores, dentre eles justamente a falta de experiência de trabalho se comparado a trabalhadores com mais tempo no mercado.
D) INCORRETO. O Brasil, apesar de ter passado por períodos mais prósperos na economia, o que gerava mais oferta de emprego, nunca deixou de ter um grande número de desempregados, que buscam como meio de sobrevivência a informalidade.
E) INCORRETO. O desemprego no país NÃO tem relação direta com o modo de economia voltada à exportação, e sim com uma série de outros fatores econômicos e sociais.
Fonte: Estratégia Concursos