SóProvas


ID
256954
Banca
FCC
Órgão
TRE-TO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A busca antecipada de instruções é uma técnica utilizada nos processadores dos microcomputadores atuais, de forma a acelerar a execução de um programa. As instruções são pré-carregadas da memória

Alternativas
Comentários
  • Quando as informações são trazidas da memória principal, que é aquela onde ficam guardadas as informações dos programas utilizados naquele exato momento, para o processador utilizá-las, elas são depositadas, também, numa memória chamade de memória cache.

    A memória cahe faze exatamente o que diz a questão.
  • A função descrita na questão é exercida pela memória cache. A memória cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM (memória principal). Quando o processador necessita de um dado, e este não está presente no cache, ele terá de realizar a busca diretamente na memória RAM. Como provavelmente, será requisitado novamente, o dado que foi buscado na RAM é copiado no cache (SRAM).
  • Segundo o Prof. Bruno Guilhen do LFG:

    O processador possui uma frequência de operação muito mais rápida do que a memória RAM, então toda vez que o processador precisa buscar ou transferir um dado para a memória RAM ele teria que trabalhar na frequência da memória RAM que é menor, com isso o micro ficaria lento. Então, para resolver esse problema criou-se a memória CACHE que trabalha na mesma frequência de operação do processador.

    Cache Hit ou Miss
    Erro ou acerto, são operações realizadas quando o processador procura um dado dentro da memória cache. Se o dado procurado está dentro do cache então ocorre um acerto (HIT). Quando o processador necessita de um dado que não está no cache, tem de buscá-lo na memória RAM, que é lenta, baixando então o desempenho do micro. Quando isso ocorre acontece o chamado erro (MISS), que também pode ser comumente chamado de CACHE MISS.
  • ou seja:

    Alternativa:
    B) memória (RAM) principal para a memória cache.
  • Letra B. O computador oferece diferentes tipos de memórias, usadas para as operações de processamento. Existe a memória principal, conhecida como RAM, que armazena as informações em execução. Existe a memória fixa, conhecida como discos de armazenamento, que armazena as informações salvas, gravadas. Existe a memória virtual, que é um arquivo no disco rígido (arquivo de troca) para melhorar a performance e capacidade da memória RAM. Existe a memória cache L2, que se comunica com a memória RAM, possibilitando a busca antecipada de informações, acelerando o carregamento dos dados. E a cache L1, dentro do processador, para carregamento dos processos internos.
  • Exelente comentário do colega Fernando, muito importante para outras possíveis questões.
    Representação gráfica:

    Cache L1

    Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador.
    Cache L2
    Possuindo o Cache L1 um tamanho reduzido e não apresentando uma solução ideal, foi desenvolvido o cache L2, que contém muito mais memória que o cache L1. Alguns processadores colocam essa cache fora do processador, por questões econômicas, pois uma cache grande implica num custo grande, mas há exceções, como no Pentium II, por exemplo, cujas caches L1 e L2 estão no mesmo cartucho que está o processador.

    Força e fé. Sucesso!
  • Não consegui enxergar o porquê de não ser a letra D, afinal a memória principal não busca as informações que já estão pré-carregadas na cache para si? Alguém?

  • Lorena, as instruções são pré-carregadas na memória principal (início)...aí a memória cache (intermediária) pega lá e armazena para agilizar a tarefa do processador. Não pode ser a letra D porque dessa forma a memória cache não estaria funcionando como intermediária. Deu para entender?

  • Obrigada, Marcela! Agora entendi! ;)

  • Memoria Cache: é uma memória volátil, intermediária entre o processador e a memória RAM

    O processador vai até a memória buscar dados, para que ele não perca tanto tempo fazendo esta busca toda hr, os dados mais usados ficam guardados na memória cache que facilita a vida do processador e o deixa liberado para fazer mais tarefas.

  • Gabarito: b.

    Os dados são carregados da RAM para a memória cache para, só então,serem processados pela CPU. Por isso a ordem aqui é muito importante (e exatamente o que está sendo cobrado)

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Gabarito B