SóProvas


ID
2569888
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre março e maio de 1817, o governo de D. João VI enfrentou, no Nordeste, uma insurreição encabeçada em Pernambuco e com focos em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, batizada pelos participantes de Revolução. (CABRAL, 2005, p. 46).


A leitura do texto associada aos conhecimentos sobre o assunto permitem afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E)

    REVOLUÇÃO de 1817

    A Corte portuguesa Chegou em 1808 - O NORDESTE estava muito insafisfeito, principalmento pela grande quantidade de portugueses nos cargos públicos entre outros, Crise economica, Autos Impostos, Ideais Iluministas...

     

    1817 - INICIOU em Pernambuco Movimentos Revolucionários, para a conquista e independência do Brasil em relação a Portugal. (Impor uma REPUBLICA aqui). 

     

    Esse movimento REPUBLICANO, se alastrou pelo NORDESTE, por meio da sociedade "Secreta Marçônica" e outros. Como lideres, posso citar Domingos José da Silva (comerciante) e os paraibanos militares Peregrino de Carvalho e Amaro Gomes.

     

     

  • "Unidos, Resistiremos!!! Divididos, Cairemos!!!"

    - Sir. Winston Churchill

     

    PM-PB 2018 - É nois.

  • Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o último que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, porém contou com grande adesão popular assim que foi deflagrado. Essa revolta teve como causa direta as mudanças ocasionadas nessa região por causa da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808.

     

    GABARITO: LETRA E 

    FONTE: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/revolucao-pernambucana-1817.htm

  • Os pernambucanos também estava insatisfeitos além de bancar o luxo e seus servidores a sociedade pernambucana bancava os soldados que estavam na conquista da Cisplatina.