SóProvas


ID
2569897
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A classe dos fazendeiros de café, que aliada às demais classes sociais nos diversos estados, governava o país em seu proveito, não se mantinha no poder pelas forças militares, como sucedeu em outros países sul-americanos.

Ela se conservava e se eternizava no governo graças a uma máquina eleitoral que se estendia por todo o país, mergulhando suas raízes na terra.

(FARIA; MARQUES; BERUTTI, 1997, p. 140-141).


O uso da máquina eleitoral, durante a Primeira República, citada no texto, traz a seguinte conseqüência:

Alternativas
Comentários
  • Eram verdadeiros currais eleitorais onde se preciso fosse, era usado o emprego da violência para que os grandes coronéis fazendeiros obtivessem o controle geral do eleitorado. Esse periodo ficou conhecido como coronelismo onde o controle dos votos recebeu o nome de voto de cabresto, onde houve presidentes que deram continuidade como o presidente Campos Salles (1898-1902), foi firmado um pacto de poder chamado de Política dos Governadores estabelecendo que os grupos políticos que governavam os estados dariam irrestrito apoio ao presidente da República, em contrapartida o governo federal só reconheceria a vitória nas eleições dos candidatos ao cargo de deputado federal. A Política dos Governadores assegurou e reforçou o poder das oligarquias agrárias mais influentes do país. Os estados mais ricos da federação, São Paulo e Minas Gerais, dispunham das mais prósperas economias agrárias devido a prodção em larga escala do principal produto de exportação brasileiro, o café. A hegemonia de São Paulo e Minas Gerais na política nacional foi chamada de "Política do café-com-leite. 

    Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/republica-velha-1889-1930-2-coronelismo-e-oligarquias.htm?

  • INCORRETA C: De fato havia uma Comissão Verificadora, em essência destinada a julgar os resultados eleitorais; mas ela só fortaleceu o coronelismo: embora fosse órgão do legislativo, acabava trabalhando para o presidente da república, distorcendo o resultado das eleições. A eliminação dos nomes dos adversários ficou conhecida como "degola".

  • PMPR

    D

  • Não pare de estudar ...força guerreiro ...você será aprovado !

    PMPR