SóProvas


ID
2570536
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC TG 26 (R4) – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, a apresentação das despesas na Demonstração do Resultado do período poderá utilizar uma classificação com base na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade.


Assinale a opção que contém apenas exemplos de despesas classificadas por Natureza:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    CPC 26

    102.  A primeira forma de análise é o método da natureza da despesa. As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais. Um exemplo de classificação que usa o método da natureza do gasto é o que se segue:

     Receitas    X

    Outras Receitas    X

    Variação do estoque de produtos acabados e em elaboração  X

    Consumo de matérias-primas e materiais  X

    Despesa com benefícios a empregados  X

    Depreciações e amortizações  X

    Outras despesas  X

    Total da despesa    (X)

    Resultado antes dos tributos    X

    bons estudos

  • Resolução em texto elaborada pelo Prof. Thiago Chaim:

     

    1º) O que a questão pede?

    Para identificar a alternativa que apresente corretamente apenas exemplos de despesas por Natureza.

     

    2º) Qual estratégia vamos usar para resolver?

    Até aqui, a FBC tem mostrado uma preocupação muito grande com o nível de conhecimento conceitual dos candidatos e se você está aqui com o objetivo de se preparar para a próxima prova, recomendo que dê atenção aos conceitos trazidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.

     

    De fato, a empresa pode definir o critério que irá utilizar para classificar as despesas e essa classificação pode ser feita com base na natureza ou na função da despesa. Por enquanto, nenhuma novidade.

     

    Basicamente, quando falamos na Natureza da despesa, estamos nos referindo ao que originou essa despesa ou em outras palavras, são despesas com classificações mais específicas. Já aFunção da despesa são classificações mais genéricas (ou abrangente) e como o próprio nome diz, são classificadas de acordo com a sua função como parte dos produtos ou serviços vendidos, despesas de distribuição ou mesmo das atividades administrativas.

     

    Então, vamos analisar as alternativas e verificar se as despesas que foram apresentadas são classificadas como Natureza ou Função.

     

    a) Despesas Administrativas, Despesas com Depreciação e Despesas com Vendas.

     

    Tanto as Despesas Administrativas quanto as Despesas com Vendas são classificadas por função, pois é essa a função que elas desempenham na empresa. Apenas a Despesa com Depreciação é classificada por Natureza, pois ela só foi originada pelo fato da empresa possuir ativo imobilizado.

     

    Portanto a alternativa “A” é FALSA.

     

    b) Despesas com Benefícios a Empregados, Despesas com Publicidade e Despesas com Depreciação.

     

    Todas as despesas dessa alternativa são classificadas por Natureza, pois é o que originou a despesa na empresa. Essas despesas só existem, pois, a empresa possui empregados, faz publicidade e possui ativo imobilizado. Qualquer empresa poderia não ter essas despesas e continuar a existir.

     

    Portanto a alternativa “B” é VERDADEIRA.

     

    c) Despesas com Benefícios a Empregados, Custo dos Produtos Vendidos e Despesas Administrativas.

     

    Nessa alternativa, além das despesas administrativas, temos também o custo dos produtos vendidos. São despesas que estão classificadas por suas funções específicas dentro das atividades da empresa.

     

    Portanto a alternativa “C” é FALSA.

     

    d) Despesas com Vendas, Despesas com Depreciação e Custo dos Produtos Vendidos.

     

    Aqui é apenas um mix de opções que analisamos nas alternativas anteriores e como já vimos, tanto as despesas com vendas como o custo dos produtos vendidos são despesas classificadas por suas funções.

     

    Portanto a alternativa “D” é FALSA.

  • Questão sobre a apresentação das despesas na Demonstração do Resultado do Exercício, especificamente sobre a classificação com base na natureza e função, conforme CPC 26 – pronunciamento correlato da NBC TG 26.

    De acordo com o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade. Essa análise deve ser proporcionada em uma das duas formas: método da natureza ou método da função da despesa.

    Atenção! Na Lei 6.404/76 as empresas devem discriminar as despesas por função (art. 187). No caso do CPC 26 a classificação por natureza que é obrigatória, pois mesmo as entidades que optarem por classificar os gastos por função devem divulgar informação adicional sobre a natureza das despesas (item 104).

    No método da natureza da despesa, utilizamos como critério de classificação a sua própria natureza (sua “origem"), o que torna simples o seu uso por representar uma espécie de “listagem" das despesas incorridas no período. Por exemplo, depreciações e amortizações; consumo de matéria-prima e materiais; despesas com transporte; despesa com benefícios a empregados etc.;

    No método da função da despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos", utilizamos a função da despesa como elemento agregador e classificador. Nesse método, a companhia deve divulgar separadamente, no mínimo, o montante do custo dos produtos e serviços vendidos das demais despesas incorridas, que podem ser classificadas como de vendas, administrativas etc. Apesar de proporcionar informações mais relevantes, quando comparado ao método da natureza da despesa, a segregação das despesas por funções pode demandar alocações arbitrárias e considerável julgamento do contabilista.

    O manual da Fipecafi traz um ótimo exemplo dos dois métodos:



    Dica! Para os alunos que tem dificuldade em diferenciar os dois métodos, vou dar 2 dicas bem práticas:
    (1) despesas classificadas por natureza tendem a ser mais específicas enquanto que despesas classificadas por função tendem a ser mais genéricas.  Exemplos: Dentro de “despesas de vendas" (função = vendas), temos diversas naturezas de despesas diferentes, como “consumo de materiais", “salários e benefícios", “despesas com comissões", etc.
    (2) grave exemplos-chave que ajudem a lembrar o conceito. Exemplos: O método da função, também é chamado de “custo dos produtos vendidos", só nesse método temos essa agregação, logo, falou em CPV = despesa por função. Guarde também despesas de vendas e administrativas, que são as mais clássicas.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar cada alternativa:

    A) Errado, como vimos, despesas administrativas e com vendas são classificadas por função.

    B) Certo, são todas despesas classificadas por natureza.

    C) Errado, como vimos, CPV e Despesas administrativas são classificações por função.   

    D) Errado,  Despesas com vendas e CPV são classificações por função.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    ¹ Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
  • O método da natureza da despesa apresenta a conta, assim, são classificadas de acordo com esse método as despesas com benefícios a empregados, despesas com publicidade e despesas com depreciação.

    Letra B.