Conforme Instrução editada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as companhias abertas brasileiras deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar suas demonstrações financeiras consolidadas adotando o padrão contábil internacional, de acordo com os pronunciamentos do International Accounting Standards Board (“IASB”).
Até o exercício social de 2009, a apresentação de demonstrações financeiras consolidadas com a adoção do padrão contábil internacional, em substituição ao padrão contábil brasileiro, é facultativa.
As Companhias Abertas deverão apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas, adotando o padrão contábil internacional, de acordo com os pronunciamentos emitidos pelo International Accounting Standards Board ? IASB.
1. Para as companhias abertas, a consolidação de acordo com o padrão internacional passou a ser obrigatória para os exercícios encerrados a partir de dezembro de 2010, como como para demonstrações financeiras de 2009 divulgadas em conjunto coma s demonstrações de 2010 para fins de comparação.
2. Deliberação CVM nº 608/2009, revogada pela Deliberação nº 668/2011. Link:
3. Opcionalmente, poderia começar a apresentar em 2009, não sendo, nesse caso, obrigatório a apresentação das demonstrações de 2008.