SóProvas


ID
257143
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor obter segurança

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Essa questão é mais uma decoreba típica da FCC e ESAF. Como resolver?

    1. Nada ou nenhum auditor, máquina ou modelo podem eliminar totalmente distorções ou tentativas de fraude em uma demonstração contábil. Logo obter segurança TOTAL não é fato em nenhuma situação, incluindo a citada, para atividades humanas - elimina-se os itens c e d.

    2. Se é uma distorção factível de ser interceptada em uma auditoria, essa é RELEVANTE, o que elimina os itens B e E.
  • Cuidado a FCC cobrou a "grande" mudança em relação a NBC T 11 (revogada) e a NBC TA 200 (vigente): 


    NBC T 11
    A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a
    sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica. 

    NBC TA 200
    O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.


    Observe que o objetivo do auditor é emitir um parecer (norma antiga), que nada mais é que uma opinião (norma nova), sobre a adequação das
    demonstrações contábeis. 
  • Resposta no item 5 da NBC TA 200:

    5. Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido a fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança. Esse nível é conseguido quando o auditor obtém evidência de auditoria adequada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria (isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante). Contudo, asseguração razoável não é um nível absoluto de segurança porque há limitações inerentes em uma auditoria, as quais resultam do fato de que a maioria das evidências de auditoria em que o auditor baseia suas conclusões e sua opinião, é persuasiva e não conclusiva.
  • O Colega acima foi bastante rude. Relaxe rapaz. O Augusto é um cara que está sempre colaborando com o site. É bastante produtivo. Pega leve ai que o cara não disse nada demais. Ele tem o direito de achar que a questão é decoreba. Pra ele pode ser, então respeitemos o direito do cara. Não o vi ofendendo ninguém. Se você sabe demais não comenta o que ele escreve brother! Na boa. Relaxa ai que tudo tem seu tempo. Ele não colocou uma crítica vazia. Pelo contrário, colaborou mais uma vez. Brilhante, Augusto, a sua participação nos cometários das questões, como sempre. Continue assim, ajudando a quem é humilde e tira proveito do que você escreve. Parabéns.
  • Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.

    -

    FÉ! > D
     

  • De acordo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, um dos objetivos gerais do auditor é: “obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável”.


    Assim, não se vislumbra alternativa adequada a responder à questão, embora a banca tenha dado como gabarito da questão a alternativa A, considerando que “devido à fraude ou erro” seria o mesmo que “independentemente se causadas por fraude ou erro”, com o que discordamos.


    Mantivemos a questão no material para discutirmos sua resolução. Já as alternativas C e D Tratam de segurança total, o que deveria ser “segurança razoável”, enquanto as alternativas B e E tratam de distorção irrelevante, quando o correto seria relevante.


    Professor: Claudenir Brito

  • RESOLUÇÃO: Mais uma questão literal da NBC TA 200. Primeira, entenda que o auditor nunca terá segurança total sobre suas conclusões, visto que existem limites inerentes ao trabalho de auditoria. Veremos esse tema na próxima aula. Dessa forma eliminamos os itens C e D. Segundo a norma, são objetivos do auditor obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável

  • Como base para a opinião do auditor, as normas de auditoria exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo, isto é, tomadas em conjunto, estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. O auditor não procura, especificadamente, erros ou fraudes. Ele busca identificar distorções seja qual for a sua origem.

    Asseguração razoável é um nível elevado de segurança mas difere da asseguração absoluta (total), uma vez que esta não é algo factível. A asseguração razoável é conseguida quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Letras C e D: podem ser eliminadas de pronto pela expressão “segurança total”. Desconfie de cara de uma afirmação tão forte quanto esta. Vimos ao longo de nossa aula que o trabalho do auditor busca obtenção de segurança razoável (e não “total” ou tampouco “absoluta”). 

    Letras B e E: erro encontra-se, de cara, nas expressões “em parte” (correto seria “como um todo”) e “distorção irrelevante” (correto seria distorção relevante”).

    ===

    (CESPE – Analista Judiciário (TRE TO)/Contabilidade/ Administrativa – 2017) Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, são: Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações  contábeis  foram  elaboradas,  em  parte  dos  aspectos  relevantes,  em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. E apresentar relatório sobre as fraudes e erros relevantes, e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor. 

    • (FALTOU “independentemente se causadas por fraude ou erro”)
    • TODOS OS aspectos relevantes, em conformidade…
    • DEMONSTRAÇÕES  CONTÁBEIS,  e comunicar-se ...