Esta definição foi transcrita do site da Microsoft. Vejamos:
Modelos de serviço:
• SaaS (Software como serviço). A funcionalidade fornecida para o consumidor é usar os aplicativos do provedor de serviços de nuvem em execução em uma infraestrutura de nuvem.
• PaaS (Plataforma como serviço). A funcionalidade fornecida para o consumidor é implantar na infraestrutura de nuvem aplicativos adquiridos ou criados pelo consumidor com o uso de linguagens de programação, bibliotecas, serviços e ferramentas com suporte do provedor.
• IaaS (Infraestrutura como serviço). O recurso fornecido para o consumidor é provisionar o processamento (computação), armazenamento, redes e outros recursos fundamentais de computação, em que o consumidor tem a capacidade de implantar e executar software arbitrário, podendo incluir sistemas operacionais e aplicativos.
Professor Victor Dalton - Estratégia Concursos
Software como um Serviço (SaaS)
Neste modelo de serviço, o provedor de serviços oferece a seus clientes a capacidade de utilizar sistemas de propósitos específicos que são executados sobre a infraestrutura física do provedor. Esses sistemas são acessíveis a partir de diversos dispositivos por intermédio de uma interface cliente, como um navegador Web, ou por uma Application Programming Interface (API). No SaaS, o usuário não administra ou controla a infraestrutura subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais, armazenamento ou mesmo características individuais da aplicação, exceto configurações específicas limitadas ao domínio do usuário.
Plataforma como um Serviço (PaaS)
O modelo de PaaS traz os benefícios que o SaaS trouxe para as aplicações, mas para o mundo de desenvolvimento de software. O PaaS provê uma plataforma de software na qual os usuários podem desenvolver e testar suas próprias aplicações e hospedá-las na infraestrutura do próprio provedor do serviço e sem a complexidade de comprar e manter o software e a infraestrutura necessária durante todo o ciclo de desenvolvimento. O usuário não administra ou controla a infraestrutura subjacente, incluindo rede, servidores, sistemas operacionais ou armazenamento, mas tem controle sobre as aplicações implantadas e, possivelmente, sobre as configurações das aplicações hospedadas nessa infraestrutura. O serviço fornece um sistema operacional, linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento para as aplicações, auxiliando a implementação de sistemas de software, já que contém ferramentas de desenvolvimento e colaboração entre desenvolvedores.
Infraestrutura como um Serviço (Iaas)
O modelo de IaaS tem por principal objetivo tornar mais fácil e acessível o fornecimento de recursos, tais como servidores, rede, armazenamento e outros recursos de computação fundamentais em que o usuário pode instalar e executar softwares arbitrários, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos. A IaaS possui algumas características, tais como uma interface única para administração da infraestrutura, Application Programming Interface (API) para interação com hosts, switches, balanceadores, roteadores e o suporte para a adição de novos equipamentos de forma simples e transparente. Em geral, o usuário não administra ou controla a infraestrutura da nuvem, mas tem controle sobre os sistemas operacionais, armazenamento e aplicativos implantados, e, eventualmente, seleciona componentes de rede, tais como firewalls.
Fonte:Teleco.com.br/tutoriais/tutorialservnuvopers1/pagina_3.asp#:~:text=O%20NIST%20(2011)%20define%20três,como%20um%20Serviço%20(SaaS).
Gabarito Letra D - Iaas.