-
1 - hackers do bem.
– HACKER é uma pessoa que possui um grande conhecimento informático e que se encontra em constante estudo sobre a área, capaz de invadir o sistema de outrem para entretenimento e aprendizagem, e não a fim de criminalizar, bem como auxiliar aqueles que não possuem seu conhecimento.
– O termo acabou sendo associado à criminalidade porque, erroneamente, a mídia passou a utilizá-lo para caracterizar todo agente causador de um crime mediante computador.
2 – EMAIL SPOOFING é um artifício utilizado por SPAMMERS para falsificar o remetente de uma mensagem de e-mail.
– O envio de e-mails é baseado no protocolo SMTP, que não exige senha ou autenticação do remetente.
– Por conta disto um servidor de transporte de e-mail (MTA DO INGLÊS MAIL TRANSFER AGENT) pode identificar-se como sendo do domínio A, mesmo não o sendo.
– Os spammers utilizam esta flexibilidade do protocolo para, dentre outros exemplos, se fazer passar por uma instituição financeira e mandar um e-mail em nome do banco solicitando a senha ou outros dados do correntista (prática conhecida por PHISHING).
3 – ATAQUES DE FORÇA BRUTA (BRUTE FORCE ATTACKS) são muito comuns contra web sites e servidores web.
– São um dos vetores mais comuns usados para comprometer websites.
– O processo é muito simples e os atacantes basicamente tentam várias combinações de nomes de usuário e senhas até que encontrem uma que funcione.
– Uma vez conseguido, eles podem comprometer o site ou servidor com MALWARE, SPAM, PHISHING ou qualquer outra coisa queiram.
-
Varredura em redes é uma técnica que consiste em efetuar buscas minuciosas em redes, com o objetivo de identificar computadores ativos e coletar informações. Com base nas informações coletadas é possível associar possíveis vulnerabilidades aos serviços disponibilizados, e aos programas instalados nos computadores ativos detectados.
Email spoofing (falsificação de email): Envio de email modificando dados do cabeçalho, para ludibriar o destinatário, quanto ao remetente, principalmente. Utilizado em spams e phishings.
Ataque de força bruta consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar
sites, computadores e serviços com o nome e com os mesmos privilégios deste usuário. Apesar deste ataque poder ser realizado manualmente, na grande maioria dos casos, é realizado com o uso de ferramentas automatizadas que permitem tornar o ataque bem mais efetivo.
-
Para os não assinantes: Gabarito E.
-
1. Sniffing (a varredura pode ser feita por Hackers ou Crakers);
2. Spoofing (e-mail com remetente dissimulado);
3. Força Bruta (baseado na tentativa e erro);
Rumo à PCSP!
-
Esta questão foi Ctrl+C, Ctrl+V do Texto da Cartilha de Segurança.
Gab. E
-
Que questão boazinha.
-
1. A varredura em redes e a exploração de vulnerabilidades associadas podem ser usadas de forma legítima por pessoas devidamente autorizadas, para verificar a segurança de computadores e redes e, assim, tomar medidas corretivas e preventivas.
______________________
Eu errei porque achei que era "a pessoa procurar por si só..." quando na verdade você pode forçar um Windows Defender por exemplo pra verificar a segurança do PC.
Todas estão corretas. letra E