SóProvas


ID
2572393
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.

O enunciado acima diz respeito ao evento denominado

Alternativas
Comentários
  • A guerra e a destruição de Canudos (1896-1897)

    Quando as autoridades baianas decidiram esmagar o arraial de Canudos, não imaginavam que as lutas durariam tantos meses, pois não pressupunham a grande capacidade de resistência de seus habitantes. Contudo, o governo se deparou com grandes dificuldades para eliminar o grupo de Antônio Conselheiro, tanto que três das quatro expedições enviadas para combatê-lo foram derrotadas

     

    Em outubro de 1897, o arraial foi inteiramente destruído e incendiado, deixando um saldo de quase 30 mil mortos. O escritor Euclides da Cunha, na obra Os Sertões (1902), apresenta uma denúncia contundente contra a crueldade do massacre de Canudos.

     

     

    https://rachacuca.com.br/educacao/historia-do-brasil/guerra-de-canudos/

  • isso deixa incorreto e que teve líderes religiosos