SóProvas


ID
2572588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Apesar dos conflitos políticos e sociais que sacudiam a República desde a sua implantação, as várias facções oligárquicas, a partir de suas bases políticas estaduais, mantinham o controle do Estado brasileiro. Os partidos regionais mais fortes, por elas controlados, eram o eixo do poder político da Primeira República. Entretanto, desde a década de 10 do século XX, sobretudo entre militares, intelectuais e membros das classes médias das capitais, crescia a insatisfação com esse modelo de política.


Marcos Napolitano. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016, p. 71-2 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue o item seguinte.

Confirmando o que o texto sugere, o movimento tenentista da década de 20 do século XX contestou o modelo político vigente no país e, pelas armas, tentou derrubar as estruturas políticas em vigor.

Alternativas
Comentários
  • Correto, principalmente a revolta por parte de militares de baixa patente

  • Revolta do forte de Copacabana

  • Quanto ao tenetismo, tem-se que o início das primeiras ideias deu-se no Governo de Epitácio Pessoa (1919-1922), com o movimento denominado Levante do Forte de Copacabana (18 do Forte), em que os jovens oficiais do Exército começavam a se manifestar contra a atual política do Brasil. Posteriormente, com a vitória eleitoral de Arthur Bernardes (1922-1926), explode o que se chamou de Movimento Tenentista. Tal movimento tinha por base a classe média urbana e objetivo no voto secreto, bem como em reformas sociais, econômicas e no ensino. Além disso, houve a contestação do modelo político vigente no país e, pelas armas, tentou-se derrubar as estruturas políticas em vigor. 

    Item CORRETO

  • correta, movimentos armamentistas, principalmente, em SP

  • Fiquei na dúvida. O séc. XX, iníciou-se em 1950 ou na década de 20?

  • GAB: CERTO

    movimento tenentista ganhou corpo ao longo da década de 1920 a partir de embates armados levados a cabo por agrupamentos de oficiais de baixa e média patentes, dos quais servem de exemplo a emblemática Revolta dos 18 do Forte de Copacabana (1922), Revolta dos Paulistas (1924) e a Coluna Prestes (1924-27).

    FONTE: Estratégia cursos.

  • O tenentismo foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros durante o período da Primeira República. 

    Eles eram CONTRA o sistema FEDERATIVO que vigorava no Brasil desde 1889 (...).

  • C.

    O movimento se caracterizava, principalmente, por jovens oficiais que estavam insatisfeitos com o governo, por ser um movimento militar, logo se caracteriza como um "movimento armado".

  • TENENTISMO( 1920)

    1. MOVIMENTO LIDERADOS POR JOVENS DO EXERCITO
    2. OBS: NAO FORAM JOVENS DA MARINHA
    3. NAO TINHAM UM OBEJTIVO DEFINIDO
    4. ERAM NACIONALISTA, AUTORITARIOS
    5. LUTAVAM CONTRA O SISTEMA ATUAL, REPUBLICA VELHA
    6. PRINCIPAL LIDER, LUIS CARLOS PRESTE
    7. ERAM A FAVOR DA IMPLEMENTAÇAO DA EDUCAÇAO, VOTO SECRETO
    8. E PELAS ARMAS LUTARAM.

    PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

    Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que ocorreu em 1922.

    a Comuna de Manaus, no ano de 1924

    Revolução de 1924, e a Coluna Prestes.

    PMAL 2021

  • não entendi o que o enunciado quis dizer com "pelas armas".

  • tenentismo foi um movimento político-militar, baseado em uma série de rebeliões de jovens  de baixa e média patente do .

  • O primeiro período republicano, na história política do Brasil, pode ser entendido e analisado a partir da possibilidade de hegemonia dos grandes fazendeiros, que detinham em suas mãos o poder econômico e político das diferentes regiões do país. Não é à toa, portanto, que o período que vai de 1894 até 1930 é conhecido como República dos Fazendeiros, uma vez eles compunham o grupo social hegemônico .

    A possibilidade de controle de sua família e de todos que, direta ou indiretamente, estavam sob sua esfera de influência , levou o “ coronel" a ser a voz , a consciência política e a ação em áreas que eram de sua atuação. Além de ser um período de predomínio dos fazendeiros ligados à produção para exportação, a primeira república não foi marcada pela ação cidadã dos que não eram fazendeiros. Estes controlavam e manipulavam votos daqueles que eram seus dependentes. A República, que se propunha a ser um projeto " progressista e democrático" significou, mais do que tudo , um remanejamento de elites no poder. 

    É contra esta situação que se revoltam jovens oficiais do exército- os tenentes – assim como camadas médias urbanas e até mesmo oligarcas) que não partilhavam da esfera federal de poder. O movimento conhecido como “ tenentismo", porquanto aglutinava jovens oficiais do Exército- tenentes -tentou, através das armas, mudar o status quo. É emblemático desta situação o movimento dos 18 do forte de Copacabana,em 1922.

    A afirmativa apresentada está correta. Há necessidade do estudo de História do Brasil para que seja possível responder a questão mas, o período em pauta faz parte do currículo de História da escola base. Portanto, obras – de qualidade - voltadas para os Ensinos Fundamental e Médio tratam do tema de forma adequada. 
    Gabarito do Professor: CERTO.