SóProvas


ID
2572591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática entre 1946 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, algumas das quais verdadeiramente trágicas. O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas de regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.

Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.

A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, motivou profunda crise política no país, temporariamente solucionada com a adoção do sistema parlamentarista.

Alternativas
Comentários
  • Questão certíssima!

  • Certo!

    Super recomendo esse livro excelente para nossos estudos...https://www.planetaebook.com.br/CicloEara

  • CERTO

    De fato, a renúncia de Jânio Quadros, após 8 meses de governo, motivou profunda crise política. Seu vice, João Goulart, era visto com desconfiança pela elite e pelos militares conservadores. Uma das tentativas de solucionar a questão foi o parlamentarismo, o qual teve Tancredo Neves como primeiro-ministro. Porém, isso solucionou só temporariamente a crise que atrasou o golpe. A proposição pode gerar dupla interpretação, como chamou a atenção o professor Raphael Reis, pois não solucionou a crise, para muitos historiadores, nem mesmo temporariamente.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-de-historia-e-geografia-do-concurso-da-pmma/

  • Lembrando que quem instala o Parlamentarismo no país é João Goulart, vice do ex-presidente Jânio.

  • Após a renúncia de Jânio Quadros, seu vice João Goulart, o Jango.. A crise institucional acirrou-se na hora de passar o cargo para o vice, pois os militares e os setores conservadores não admitiam que o esquerdista Jango ficasse no poder. Sua posso só foi aceita após uma manobra no congresso, que instituiu o PARLAMENTARISMO no país. A constituição de 1946 foi, então, reformada reduzindo-se os poderes do presidente em favor de uma gabinete ministerial.

  • O parlamentarismo, foi introduzido pelo João Goulart, assim que voltou da China. Porém o povo ficou com um certo receio por conta do ter aproximadamente os mesmo objetivos de Dornelles.

  • Eu não concordo com o gabarito, não foi temporariamente solucionada mas ok, a gente quer o cargo e não a razão.

  • a crise foi solucionada? ta de sacanagem, a crise que JK fez é reprimida até os dias atuais kkk

  • Uma renuncia forçada diga-se de passagem.

  • Jânio Quadros foi eleito presidente da república pela UDN em 1960 e assumiu o cargo a 30 de janeiro de 1961. Havia sido prefeito da cidade de São Paulo e governador so estado de São Paulo. Sua bem sucedida administração levou a que a UDN ( União Democrática Nacional) o convidasse a concorrer à presidência com sua chancela, embora Jânio não concordasse com todas as propostas liberais do partido. Apesar de seu curtíssimo governo, pois renunciou em agosto do mesmo ano de 1961, Jânio estabeleceu novos rumos para a política externa, por exemplo, com a proposta da Política Externa Independente . 

    Seu governo caminhou para um autoritarismo por pouco dialogar com o congresso e adotar medidas bastante controversas. A resultante foi uma oposição consistente que o levou à renúncia. Havia sido eleito vice-presidente João Goulart , considerado de “ esquerda radical" e taxado de “ comunista", herdeiro político de Getúlio Vargas. Abriu-se violenta crise política por conta de parte substancial da classe política e da população que não o queria como presidente. 
    O país viu-se polarizado. Houve até mesmo a possibilidade de guerra civil por conta da Campanha da Legalidade, encabeçada por Brizola ( governador do Rio Grande do Sul) que se espalhou pelo país para defender a posse de João Goulart. Brizola orientou Jango – que estava em missão diplomática na China - a retornar ao Brasil e prometeu resistência armada para garantir a posse . 


    A solução emergencial para a crise foi proposta pelo deputado Tancredo Neves. Foi aprovada no congresso uma emenda à constituição que tornava o Brasil de uma república presidencialista para parlamentarista. Desta forma o chefe de governo seria o primeiro ministro e, o presidente chefe de estado, com poderes evidentemente menores. João Goulart concordou com a mudança e assim assumiu o cargo de presidente, sendo Tancredo Neves indicado como Primeiro Ministro. A emenda à constituição deveria ser colocada em votação em forma de plebiscito ao final do governo de Goulart. Isso não aconteceu por conta do golpe de 64. A afirmativa apresentada na questão, por conseguinte,   está correta.

    A análise pedida - demanda estudo específico da época. No entanto, é tema presente em boas obras de História do Brasil como as de Boris Fausto ou, “Brasil: uma biografia" de Heloísa Starling e Lilia Schwarcz ou ainda manuais de Ensino Médio como o de Luis Koshiba . 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • crise solucionada ?

  • A questão tem que ser anulada. O parlamentarismo resolveu apenas parte da crise.
  • Essa tem que ser anulada. Péssima questão da cespe Maranhão