SóProvas


ID
2572606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.

Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.

No século XVII, o Maranhão foi local de conflito entre os colonos, que não aceitavam escravizar indígenas, e os jesuítas, que impediam a escravidão africana na região.

Alternativas
Comentários
  • questão passível de erro . houve realmente conflitos pela defesa dos indios contra a escravatura  e foram o jesuitas quem de fato ajudou nessa proteção

  • .. conflito entre colonos, que não aceitavam escravizar indígenas" o erro está nos colonos, visto que foi uma opção deles a escravizar os indígenas
  • Jesuítas barrando a escravidão africana? A igreja possuía até bases biblícas para tal ato. 

  • A Igreja Catolica visava os nativos (indios) como almas puras a serem salvas. Já os negros, como seres sem almas (porém a escravidão gerava um lucro absurdo a Igreja, ganhavam um percentual a cada negro que "benzia" antes de serem transportados à Colônia portuguesa).

    Sendo assim, os Jesuítas tinham como objetivo catequizar os nativos, tornando-se um impecilho aos proprietarios de canaviais que desejavam escravizar os mesmos, pois a concorrência no mercado açucareiro quebrou a economia do setor na colônia. Como o custo para adquirir um escravo negro era bem elevado, a solução viável nessas condições era usar nativos como mão de obra escrava.

    Bons estudos ! 

  • Revolta de Beckman: Nesse período Havia um grande problema com a falta de mão-de-obra escrava na região. Os escravos fornecidos pela Companhia de Comércio do Maranhão eram insulficientes para as necessidades dos proprietários rurais. Uma solução seria a escravização de indígenas, porém os jesuítas eram contrários. GAB: ERRADO 

  •  Os jesuítas não inpediam nada, apesar da Igraja católica ter bastante poder nessa época, quem mandava mesmo eram os Portuguêses. O principal papel dos jesuítas era catequizar os indios e com outras intenções, "domesticá-los" e fazer com quem eles aprendessem a falar. 

  • Os jesuítas defendiam os índios, não os negros

  • Os jesuítas acreditavam que apenas os gentis possuíam alma, processo liderado por Manoel da Nóbrega, não impedia a escravidão africana e sim indígena.
  • nesse período a mão de obra escrava estava muito cara, dai os fazendeiros tiveram a ideia de escravizar os indígenas, mas não deu certo.

    #pmal 2021#

  • A FUNÇAO DOS JESUITAS ERA APENAS CATEQUISAR OS POVOS PARA ARRECAR MAIS IMPOSTO PARA A IGREJA E ELES NAO IMPEDIAM A PRATICA DA ESCRAVIDAO

    PMAL 2021

  • os jesuítas só catequizavam!

  • A questão diz: Os Jesuítas impediam a escravidão Africana (ERRADO)

    O correto é: Os Jesuítas impediam a escravidão indígena (CERTO)

    Os jesuítas protegiam os índios para impor o catolicismo. Por que os negros não deixavam ser dominados sempre firmes nas suas crenças e rituais.

  • O principal papel dos jesuítas era catequizar os índios.

  • Do contrário, os jesuítas consideravam os negros como "não humanos".

  • Os Jesuitas tinha como objetivo Catequizar os indios(converter) e não ligava para os negros.

    Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram c o primeiro governador-geral da colônia, , em 1549. Eles eram liderados por  e tinham como principal missão a cristianização dos nativos (indios) e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.

    Os jesuítas construíram locais chamados missões, onde combinavam a catequese dos nativos com a sua utilização como mão de obra para a produção de tudo o que a missão precisasse.

    Tbm educarão os filhos dos colonos.

    Gab E

  • GABARITO: ERRADO

    Os colonos tinham a intenção de escravizar os indígenas e assim o fizeram, mas enfrentaram resistência por parte dos jesuítas, visto que, os mesmos posicionavam-se contra a escravização dos indígenas, pois enxergavam-lhes como um grupo a ser catequizado. Na medida em que os Jesuítas contrariavam a escravização dos indígenas, concordavam com a escravização dos Negros Africanos.

  • O objetivo da ICAR no contexto das grandes navegações era expandir a sua fé.Nesse sentido,os nativos da terra eram catequizados e convertidos em cristões.CONTUDO! nem sempre essa conversão era amigável.(tem a gurra justa,filho!)

    Já com relação aos negros,segundo a igreja católica,os negros não timham alma,sendo esse um dos argumentos que justificava a escravidão.

  • Para alguns padres da época os negros eram apenas um "objeto"