SóProvas


ID
2572651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

     A agricultura capitalista — ou agricultura patronal, ou agricultura empresarial, ou agronegócio —, qualquer que seja o eufemismo utilizado para nomeá-la, não pode esconder o que está na sua raiz, na sua lógica: a concentração e a exploração. Em sua atual fase de desenvolvimento, o agronegócio procura representar a imagem da produtividade, da geração de riquezas para o país.


Bernardo Mançano. Educação do campo e território. Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA, Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente – SP, 2017 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito de aspectos diversos relacionados ao agronegócio.

A imagem do agronegócio foi construída para renovar a imagem da agricultura capitalista, para “modernizá-la”; trata-se de uma construção geográfico-ideológica que destaca o aumento da produção, da riqueza e das novas tecnologias.

Alternativas
Comentários
  • Agro é tech, agro é pop, agro é tudo !

  • CERTO

    A modernização agrícola do agronegócio tem várias faces. Há o aumento da concentração de terras e em muitos lugares, principalmente na fronteira agrícola, o aumento de conflitos com populações tradicionais e indígenas, mas esta face é omitida e destacam principalmente as virtudes da modernização e do grande aumento da produtividade.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-de-historia-e-geografia-do-concurso-da-pmma/

  • gabarito certo

    O agronegócio comanda a organização do espaço produtivo. Vultosos investimentos em tecnologia (agricultura de precisão) e pesquisa permitiram aproveitar de maneira mais eficiente e produtiva o espaço, gerando alta rentabilidade e produção e colocando algumas commodities agropecuárias brasileiras em destaque mundial.

    bons estudos

    insta: https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/

  • Lembrando que a agroindústria e toda a cadeia produtiva,desde, sua produção ( setor primário ) passando pela industrialização ( secundário ) e finalizando no setor terciário,até chegar a mesa do consumidor

    Bons estudos

  • Agro é tech, agro é pop, agro é tudo !

  • Não tem nem o que explicar, literalidade.

  • Tá tudo lindo...mas esta parte me deixou em dúvida "trata-se de uma construção geográfico-ideológica".

    Ficou parecendo que o agronegócio foi algo planejado como Brasília...rs

    Alguém saberia explicar?

  • Gabarito: CORRETO

    A construção dessa imagem é uma tentativa de omitir os problemas desencadeados por esse modelo agrícola de produção capitalista (concentração de terras, degradação ambiental, conflitos agrários, inclusive com populações tradicionais, monopolização do mercado, etc). Para isso, é dado ênfase apenas aos argumentos tidos como vantagens como, por exemplo, o aumento da produção e da riqueza e a introdução de tecnologias avançadas, na busca por justificar a atuação do agronegócio. 

    TECCONCURSOS

  • Agro é Tech, agro é pop, agro é tudo, ta na cespe..

  • Agro é TEC

    Agro é POP

    Agro é TUDO

  • Agro sempre obtendo novas tecnologias. GAB. C

    PMAL 2021 Vem que tem...

  • Agro é TUDO

  • CERTO

    Agro é TEC

    Agro é POP

    Agro é TUDO

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a imagem do agronegócio aqui no Brasil, destacando o seu aumento da produção, da riqueza e das novas tecnologias.
    O agronegócio - enquanto modalidade agrícola aqui no Brasil - ganha destaque a partir da década de 1970, com a modernização que ocorreu a partir da chamada Revolução Verde. Com essa modernização, muitas tecnologias chegaram como as máquinas agrícolas, os fertilizantes, os agrotóxicos, as sementes transgênicas e vários insumos, que possibilitaram um aumento expansivo da produtividade da agricultura aqui no país.
    Isso consolidou o agronegócio no país, que atualmente está voltado para a produção de commodities no país, ou seja, gêneros agrícolas voltados para a exportação, como a soja, a carne bovina, a cana-de-açúcar, a laranja, entre outros, o que elevou e muito a participação da agricultura no PIB (produto interno bruto) do país.
    Mas esse progresso na agricultura e esse ganho na produtividade teve consequências sociais e ambientais. Entre elas podemos citar a concentração fundiária, o desemprego estrutural, o aumento de conflitos no campo, o aumento do desmatamento, o assoreamento de rios, o esgotamento de níveis freáticos e a grande perda de biodiversidade. Esses problemas trazem muitas preocupações a longo prazo, uma vez que mudanças climáticas podem ocorrer em território brasileiro daqui alguns anos.
    Porém, a imagem do agronegócio no Brasil é bastante defendida com propagandas de marketing que visam valorizar a importância dessa atividade econômica no país. Além disso, o aumento da produtividade agrícola e os recordes de safra batidos são bastante apropriadas pelos governos que passam pelo país, que tentam através desses dados impor a ideia que o desenvolvimento econômico do Brasil depende muito do êxito do agronegócio.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.