SóProvas


ID
2572657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à população do Brasil e aos movimentos migratórios internos dessa população.

Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Destaca-se também a movimentação de imigrantes nordestinos e sulistas em busca de uma melhora na vida na Região Sudeste do País, único pólo industrial brasileiro na década de 1970.

    Wikipédia

    estranha essa questão.

  • lucas henrique

     

    Eu também achei estranha.

     

  • Atualmente, o fluxo migratório está invertido em relação à década de 70. Onde as pessoas estão migrando devolta para suas cidades, e não para a Região Sul do País.

    Alternativa E

  • Acredito que o erro da questão está em: "(...)Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca (...) nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil."

    Grande parte de fluxos migratórios que buscam melhorias de vida não vão em direção as capitais das regiões Sudeste e Sul. Assim, as tendências mais recentes na mobilidade no Brasil apontam para o crescimento de migração de curta distância (intrarregionais), que consiste o deslocamento de uma cidade para a outra no mesmo estado. E cidades com 100 mil habitantes (médias) têm apresentado maior crescimento populacional.

  • Não entendi onde está o erro da questão

     

    RESOLUÇÃO COMENTADA PELO PROFESSOR DO ESTRATÉGIA CONCURSOS:

    Correto. Toda lógica da imigração está diretamente ligada à melhoria das condições de vida. Uma das características da urbanização brasileira nas últimas décadas foi o aumento das grandes capitais e cidades médias.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-de-historia-e-geografia-do-concurso-da-pmma/

     

  • O erro está em dizer que ocorre por busca de melhores condições de vida nas cidades médias, mas na verdade essa migração ocorre para as cidades grandes

  • Essa configuração representa, além da descentralização industrial brasileira, o retorno da população de outras regiões que havia se instalado no Sudeste. Esse retorno, em geral, não representa uma opção, mas uma condição. Ele é resultante das péssimas condições de vida que boa parte dessas pessoas que migraram para essa região até o final do século XX encontrou, além da escassez de empregos e das relações de racismos regionais.

  • O FLUXO HOJE É PARA AS CIDADES MÉDIAS

  • quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com os centros urbanos – sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo – completamente saturados e repletos de problemas sociais, não há mais um grande atrativo nessas cidades para a recepção de novos migrantes.  Além disso, há em processo uma desconcentração industrial no país, o que vem colaborando para um gradativo reordenamento dos fluxos migratórios

  • Pessoal a região Sul não está correto, Sudeste sim, houve uma grande migração para essa região, atualmente esse quadro está invertendo, porém ainda existe essa migração, e atualmente há sim considerável fluxo migratório para cidades médias sim, em busca de melhores condições de vida, foi assim que eu entendi né....

  • atuais 


    quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com os centros urbanos – sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo – completamente saturados e repletos de problemas sociais, não há mais um grande atrativo nessas cidades para a recepção de novos migrantes. Além disso, há em processo uma desconcentração industrial no país, o que vem colaborando para um gradativo reordenamento dos fluxos migratórios.


  • Atualmente ocorre o ÊXODO URBANO, que é a saída do homem da capital ou de grandes em busca de melhores condições de vida nas pequenas e médias cidades.

  • Laíla Ferreira, acredito que a sua colocação em relação ao NO território brasileiro e DO território brasileiro não foi o motivo da questão estar errada, visto que outra questão presente na mesma Prova usa o termo NO território Brasileiro para se referir a aspectos internos de migração.

    Segue a Questão:

    Q857552


    Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: PM-MA Prova: CESPE - 2017 - PM-MA - Soldado da Polícia Militar

    Julgue o seguinte item, relativo à população do Brasil e aos movimentos migratórios internos dessa população.

    As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste são áreas de expulsão populacional em direção a regiões de maior dinamismo econômico.

    Resposta: Certo

  • ERRADO.

     

     

    Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

     

     

    Os atuais fluxos migratórios predominam dentro do estado de origem e que há um crescimento dos fluxos urbano-urbano e intra metropolitano, isto é, aumenta o número de pessoas que migram de uma cidade para outra no mesmo estado ou em determinada região metropolitana em busca de melhores condições de moradia.

     

    também,  com a melhoria da situação econômico-social e das oportunidades de trabalho na região do Nordeste, há um movimento de retorno de emigrados, principalmente do Sudeste.

  • A região Sudeste está correta, não obstante no lugar da região Sul deveria aparecer a região centro-Oeste devido à expansão das fronteiras agrícolas.

  • Não nas regioes sul e suldeste. o foco tem sido centro oeste e MA TO PI BA

  • errado, os fluxos hoje é das cidades medias........ venha pmal

  • Migrações Brasil Século XXI:

    Migração de retorno do Sudeste para o Nordeste

    Êxodo das regiões metropolitanas para as cidades de médio porte

    Gab: ERRADO

  • Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

    ERRADO

    Atuais fluxos migratórios no Brasil:

    Entre NE e SE: migração de retorno devido a desconcentração das indústrias, violência, SE deixa de ser atrativa pois não concentra mais tanta oferta de empregos

    SE e S em direção à CO e N: expansão das fronteiras agrícolas. Entre as décadas de 60 a 70 o Sul e o Sudeste expandiram a fronteira agrícola no Cerrado (Centro-Oeste) e a partir da década de 70 esse processo alcança o norte do país.

    A questão traz um fluxo migratório antigo, e não atual.

  • O número de comentários errados nesta questão é absurdo, e alguns cheios de curtidas.

    CUIDADO, candidatos.

  • questao pra ficar de olho
  • Os  fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

     

    Esse panorama migratório não é atual, tendo ocorrido no passado, sobretudo a partir da década de 1970, quando os maiores volumes de migração eram registrados em direção as cidades médias e as capitais das regiões Sul e Sudeste. Os migrantes, em sua maioria nordestinos, atraídos pelo poderio econômico e pelas oportunidades de emprego surgidas nas indústrias, migravam em direção a estas regiões buscando melhores condições de vida.

     

    Por sua vez, os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados pelo inchaço da malha urbana e por problemas como a favelização, o déficit habitacional e a saturação do mercado de trabalho (queda nas médias salariais e aumento da exigência curricular). Tais fatores fizeram com que migrantes que saíram de suas regiões há décadas retornassem para sua terra de origem. Esse recente fluxo populacional que ocorre no Brasil é denominado migração de retorno

  • O cerne da questão é que na década de 70, devido ao Êxodo rural, os nordestinos tiveram a necessidade de migrar para o sudeste em busca de uma melhor qualidade de vida. Já no século XXI, com as migrações curtas, o nordestino não precisa migrar para uma região tão distante (Sudeste), pode migrar para uma cidade média próxima, Agreste ou Zona da mata.

    Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

  • Chamo a atenção para o termo “basicamente”. Sim, a principal motivação para as migrações internas é a busca de melhores condições de vida. Contudo, os fluxos migratórios internos são variados na atualidade. Predominam movimentos migratórios dentro do estado de origem e os fluxos intra-regionais, dentro da própria macrorregião. Além da migração de retorno de nordestinos, do Sudeste de volta para o Nordeste. Ainda é muito importante o fluxo decorrente do processo de desmetropolização, de pessoas que saem das grandes metrópoles em direção às cidades-médias e capitais menores e de pessoas que saem de municípios de pequena população em direção às cidades médias e as grandes cidades. São fluxos variados e não basicamente em direção as cidades médias e as capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil. 

    FONTE: PROJETO CAVEIRA

  • uma palhaçada essa Cespe
  • "O quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com os centros urbanos – sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo – completamente saturados e repletos de problemas sociais, não há mais um grande atrativo nessas cidades para a recepção de novos migrantes. Além disso, há em processo uma desconcentração industrial no país, o que vem colaborando para um gradativo reordenamento dos fluxos migratórios.

    Dessa forma, a região Nordeste – antes a principal origem das migrações internas – apresentou um saldo positivo em relação ao número de pessoas que imigraram ao número de pessoas que emigraram durante a primeira década do século XXI.

    Assim, segundo o Censo do IBGE de 2010, essa foi a única região a apresentar um saldo positivo de migrantes nos últimos anos. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, segundo os mesmos dados, permaneceram praticamente estáveis e a região Sudeste tornou-se a grande “exportadora” de pessoas.

    Essa configuração representa, além da descentralização industrial brasileira, o retorno da população de outras regiões que havia se instalado no Sudeste. Esse retorno, em geral, não representa uma opção, mas uma condição. Ele é resultante das péssimas condições de vida que boa parte dessas pessoas que migraram para essa região até o final do século XX encontrou, além da escassez de empregos e das relações de racismos regionais."

    Referência: PENA, Rodolfo F. Alves. "Migrações atuais no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-migracao-atual-no-brasil.htm. Acesso em 12 de fevereiro de 2021.

  • O erro da questão é dizer que as pessoas estão migrando para as capitais das regiões Sul e Sudeste, na verdade as pessoas estão fugindo dessas capitais por motivos de violência etc. Quanto a outra parte é verdade, as pessoas estão procurando as cidades de médio porte e desenvolvidas.

  • A assertiva traz em si o termo atuais em "Os atuais fluxos migratórios...". Mais a frente a questão restringe os fluxos migratórios para as cidades médias e para as capitais da região sudeste e sul do Brasil. PORÉM, na atualidade os fluxos migratórios não são somente para as capitais das regiões sul e sudeste, mas na sua maioria para as capitais e cidades médias do próprio estado.

    PORTANTO, assertiva ERRADA.

  • Errado!

    Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

    R: A questão descreveu a consequência e não a causa (motivo)

    O motivo são as regiões de baixa economia presentes no Norte e Nordeste do país.

    [...]

    Complementando com outra questão da CESPE:

    As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste são áreas de expulsão populacional em direção a regiões de maior dinamismo econômico. CERTO ☑

    R: Regiões de maior dinamismo econômico: Sul e Sudeste!

    _______

    Bons Estudos.

  • tem gente que comenta errado para atrapalhar o concorrente.

  • Atualmente o principal movimento migratório é o de retorno, onde migrantes que vieram do Nordeste para o Sudeste agora estão retornando para suas respectivas regiões. O que não significa que deixou de ocorrer migrações para o Sudeste, porém em menor número que antes.

    GAB: ERRADO

  • QUESTÃO A PRINCÍPIO TA ERRADA

    Vamos lá: No meu entendimento, a questão se restringiu bastante apenas no êxodo rural, o que era muito comum antes, na década de 60 à 80, para as regiões do Sul e Sudeste. Atualmente, quem é do nordeste sabe o quanto é comum vê pessoas do Sudeste/Sul vindo morar aqui por esse mesmo motivo, entre outros como: custo de vida, que no nordeste é mais barato (um pobre no sudeste paga um preço mais alto digamos). Esse processo é chamado de descentralização, saída de cidades maiores para cidades pequenas/média, não apenas do nordeste obviamente. Outro processo comum é o inter-regional onde as pessoas migram pra cidades da própria região, por exemplo: Morador do interior da Bahia vai para a capital (Salvador).

    Essa é minha contribuição, qualquer erro comentem por favor.

  • ATUAIS FLUXOS MIGRATORIOS

    PARA CIDADES MEDIAS, ONDE ATUALMENTE SAO AS QUE MAIS CRESCEM

    REGIAO SUDESTE E SUL, AREAS QUE TEM DIMINUIDO OS FLUXOS MIGRATORIOS, DEVIDO PROBLEMAS DA URBANIZAÇAO, POREM SAO AS REGIOES QUE MAIS ATRAEM PESSOAS

    SIMPLES E OBJETIVO

  • ERRADO !

    A questão descreveu consequência e não a causa!

    Banca chata !

  • O erro da assertiva estar no " BASICAMENTE" !!! Em se tratando de fluxos migratórios ATUAIS o mesmo é bastante VARIAVEL, pois existem Fluxos Migratórios de Retorno também de populações retornando para suas terras de origem.

    FONTE TEC

  • Cada comentário nada a ver. O erro está em ATUAL, esse panorama migratório não é atual, tendo ocorrido no passado, sobretudo a partir da década de 1970, quando os maiores volumes de migração eram registrados em direção as cidades médias e as capitais das regiões Sul e Sudeste. Os migrantes, em sua maioria nordestina, atraída pelo poderio econômico e pelas oportunidades de emprego surgidas nas indústrias, migravam em direção a estas regiões buscando melhores condições de vida.

  • êxodo urbano ... saindo das grandes cidades e voltando para suas origens ...
  • Se a questão fosse de 1970, estaria correta!

  • atualmente, migração de retorno.

    PMAL 2021 Vem que tem...

  • Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições de vida nas cidades médias e nas capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

    Galera, vou ser bastante direto. Atualmente o que predomina no Brasil é o fluxo de retorno. A população está retornando para sua terra natal. As regiões sul e sudeste ainda continuam recebendo um número significativo de pessoas.

    GAB: ERRADO.

    -----------------

    Qualquer erro podem corrigir.

  • GABARITO: ERRADO

    Chamo a atenção para o termo “basicamente”. Sim, a principal motivação para as migrações internas é a busca de melhores condições de vida. Contudo, os fluxos migratórios internos são variados na atualidade. Predominam movimentos migratórios dentro do estado de origem e os fluxos intra-regionais, dentro da própria macrorregião. Além da migração de retorno de nordestinos, do Sudeste de volta para o Nordeste. Ainda é muito importante o fluxo decorrente do processo de desmetropolização, de pessoas que saem das grandes metrópoles em direção às cidades-médias e capitais menores e de pessoas que saem de municípios de pequena população em direção às cidades médias e as grandes cidades. São fluxos variados e não basicamente em direção as cidades médias e as capitais das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • A questão elaborada pela banca pede para o candidato julgar uma afirmação que trata sobre os atuais fluxos migratórios no território brasileiro.
    Para responder à questão, é importante que o candidato saiba o conceito de fluxos migratórios internos, e tenha compreensão da sua atual dinâmica no país junto com as suas motivações.
    As migrações internas é o termo dado para os fluxos migratórios que ocorrem dentro do país, e que, geralmente, estão vinculados a fatores econômicos e sociais. 
    É importante ressaltar, que ao longo da história, as migrações internas se direcionavam para as regiões onde tínhamos o pleno desenvolvimento de atividades produtivas, como no ciclo da cana -de -açúcar que ocorreu entre o século XVI e a metade do século XVIII na região Nordeste; o ciclo da pecuária ocorrida na região Sul; o período da mineração de ouro no Centro-Oeste e em Minas Gerais; o ciclo da borracha, entre o final do século XIX e início do século XX na região Norte; na produção do café na Região Sudeste, entre o século XIX até a década de 1930.
    Porém, desde a década de 1930, as migrações internas do Brasil respeitam a lógica da industrialização, o que intensificou o êxodo rural, consolidando o processo de urbanização no Brasil. Como as indústrias chegaram primeiro nos grandes centros urbanos da Região Sudeste, houve uma intensa procura por esse locais por migrantes de outras regiões brasileiras, como a região Nordeste e Norte.
    A intensa procura pelas grandes metrópoles da Região Sudeste causou vários problemas urbanos e sociais, uma vez que essas cidades não tiveram um planejamento adequado para receber essa grande quantidade de migrantes, além dos vários preconceitos regionais que essas pessoas receberam.
    Além disso, a partir da década de 1970, com a implantação de áreas de expansão agrícola para o Cerrado e para a Amazônia, e o processo de desconcentração industrial, que levou indústrias para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, causou o aumento da migração interna para essas áreas.
    Atualmente, predomina-se no Brasil a migração de retorno, sobretudo de nordestinos da região Sudeste, que atualmente é a região que mais perde pessoas. Pois como a região Sudeste teve um grande inchaço urbano, que causou uma intensa precariedade nas condições de vida e a falta de oportunidades de trabalho, fez com que muitos migrantes retornassem para seus lugares de origem. Além disso, é importante destacar que a região Nordeste, atualmente, vem recebendo muitos investimentos e gerando vários empregos em suas cidades médias, o que aumenta a procura por esses lugares.
    Portanto, a assertiva está ERRADA, pois os atuais fluxos migratórios se dão pela busca de melhores condições de vida em cidades médias das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que passam pelo processo de desconcentração industrial e pelo aumento das fronteiras agrícolas em seus respectivos biomas. Além disso, conforme já explanado, as capitais da região Sudeste vem perdendo pessoas, uma vez que esses centros urbanos passam por um intenso inchaço urbano e pela escassez de oportunidades de trabalho.
    Gabarito do Professor: ERRADO.


  • De volta a minha terra kkk

  • Caraca, que questão desgraçada.

  • Atualmente o predomínio é o da migração INTRA-REGIONAL, com o crescimento das CIDADES-MÉDIAS (MIGRAÇÃO DE RETORNO). Podemos incluir também nesse meio, a MIGRAÇÃO PENDULAR.

  • na questão anterior "apagaram" a migração de retorno, ai, nessa questão, tudo voltou ao normal?