-
Correto.
A população está em processo de envelhecimento. Caíram as taxas e aumentou a expectativa de vida. Com uma população idosa mais numerosa, aumentará em alguns anos a razão de dependência, ou seja, um número maior de dependentes, o que impacta diretamente nosso sistema previdenciário. Vale ressaltar que o envelhecimento é um dos fatores da crise e sua explicação é mais complexa.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-de-historia-e-geografia-do-concurso-da-pmma/
-
Não seria o oposto???
A crise previdencial é um fator resultante da mudança do perfil demográfico dos brasileiros dado o aumento da média de idade da população.
-
Exato.
[...]
ORDEM CRONOLÓGICA
Fase 01 – Regime demográfico clássico pré-industrial : taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.
Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.
Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.
Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle
nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população. Estamos aqui!
[...]
Questões pra fixar!
↳ A redução das taxas de fecundidade e de mortalidade infantil, que se relaciona com as políticas públicas de saúde, educação e saneamento, é um indicativo de que deve ter ocorrido aumento na expectativa de vida ao nascer. (CERTO)
↳ O aumento da disponibilidade de serviços de saúde e de educação, e a melhora na qualidade da alimentação, são fatores que, somados, tendem a aumentar a expectativa de vida. (CERTO)
_______
Bons Estudos.
-
correto
-
Crise previdenciária atual ? Não deveria ser a longo prazo ?
-
O aumento da média de idade da população brasileira decorre da redução dos índices de natalidade e do aumento da expectativa de vida. Obviamente, quanto maior o número de idosos maior será o gasto com a previdência. Os custos previdenciários são mantidos pela População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, aquelas pessoas que estão no mercado de trabalho produzindo e pagando impostos.
-
O PAIS QUANTO MAIS VELHO FOR, CONTRIBUI PARA AUMENTAR OS GASTOS DA PREVIDENCIA, UMA VEZ QUE O PAIS COM A POPULAÇAO MAIS VELHA CAI O INDICE(PEA) POPULAÇAO ECONOMICAMENTE ATIVA
CESPE JA CONSIDEROU QUE O BRASIL BUSCA SOLUCIONAR ESSES PROBLEMAS POR MEIO DE POLITICAS, AS QUAIS INSEREM AS PESSOAS MAIS VELHAS NO MERCADO DE TRABALHO. NO ENTANTO, ACONTECE ISSO SO NA TEORIA, POREM DEVEMOS LEVAR O ENTENDIMENTO PARA PROVA, SEM O LADO PESSOAL
PMAL 2021