SóProvas


ID
2572663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à população do Brasil e aos movimentos migratórios internos dessa população.

As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste são áreas de expulsão populacional em direção a regiões de maior dinamismo econômico.

Alternativas
Comentários
  • Leiam atentamente o enunciado da questão e vejam a interpretação de texto!

    "Os atuais fluxos migratórios no território brasileiro..."  NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E NÃO, DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 

    no território = estrangeiros imigrando no Brasil. (Eles não são motivados pela busca de condições melhores de vida, são refugiados).

    do território = alocação dentro do Brasil. (Pessoas das zonas rurais alocando nas zonas urbanas para melhores condiçoes de vida).

    Comentário de outra questão ! 

  • Para quem não é assinante: certo :)

    Deus no controle. 

  • Ronaldo, agradeço pelo esclarecimento.

  •  ha diminuição do volume da migração interregional , com o Nordeste mantendo as suas perdas populacionais, mas em menor magnitude.

  • GABARITO: CERTO

    Pessoal, isso ainda existe. Obvio que no movimento do êxodo rural e na construção de Brasília isso acontecia com maior recorrência, todavia, acontece muito até hoje. Podemos evidenciar isso com o enorme tamanho de estados como Pará, Maranhão e Amazonas, que, apesar de terem industrias, não se comparam com os investimentos na área industrial de estados infinitamente menores como Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. "Obrigando" as pessoas dos estados norte/nordeste a buscar melhores oportunidades nos estados do "Centro-Sul" do país.

  • questão passivle de anuação... pois hoje em dia temos a migração de retorno !

  • As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste são áreas de expulsão populacional em direção a regiões de maior dinamismo econômico. 

    Tanto as antigas como as atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país. Em busca de melhores condições de vida, os migrantes sempre procuraram as regiões mais desenvolvidas, industrializadas e urbanizadas em detrimento aos locais de economia deficitária, denotando a desigualdade regional. A primeira parte da assertiva está correta.

     Entretanto, incorre em erro afirmar que faz parte de um cenário migratório atual a expulsão da população das regiões Norte e Nordeste pelas bases econômicas deprimidas. Isso ocorreu, porém, no passado, sobretudo a partir da década de 1970, quando grandes volumes de migrantes deixaram essas regiões, principalmente a Nordeste, já que o Norte era um verdadeiro vazio demográfico, em direção a regiões de maior dinamismo econômico (Sul e Sudeste), que reuniam oportunidades de empregoinfluência política e desenvolvimento tecnológico.

     A partir dos anos 2000, a expansão da fronteira agrícola passou a atrair volumes populacionais consideráveis para a região Norte, panorama até hoje observado. Por outro lado, o mercado de trabalho saturado no Sul/Sudeste, o inchaço da malha urbana e os problemas de déficit habitacional fez aquele migrante de outrora retornar a região Nordeste. Esse fenômeno recente ficou conhecido por migração de retorno. Devemos registrar também uma atual migração de mão de obra qualificada do Sul/Sudeste para o Norte/Nordeste. De posse dessas informações, podemos inferir erro na segunda parte da afirmativa.

     No gabarito definitivo, a banca aponta o item como sendo Certo. Contudo, no meu entendimento, a questão estaria Errada pelo fato da segunda parte desta apresentar argumento incoerente. 

     

    Gabarito da Banca: CERTO.

    Opinião do Professor: ERRADO.

    TECCONCURSOS

  • Entraria com recurso, pois o que vemos é uma estabilização quanto aos dados de evasão, principalmente na região NE!

    #PMAL2021

  • Questão capciosa ..

  • Questão mais de atualidades, acredito que hoje estaria correta!

    Via-se o nordeste com; seca, fome, miséria...

    O nordeste vem "tomando forma" e temos muitas pessoas que foram buscar uma vida melhor nas grandes capitais voltando para suas terras.

    Observe que a questão se contradiz...

  • as coisas tao mudando viu ....

  • Migrações atuais? Hoje, estaria errada, isso ocorreu muito no passado, porém atualmente há uma tendência de migração INTRA-REGIONAL ( dentro das regiões, geralmente das metrópoles para as cidades médias).

  • Outra questão dessa mesma prova é o contrário disso, fala sobre a descentralização e migração inter-regional, vai entender viu...hoje em dia essa questão caberia recurso numa boa.

  • Essa questão como correta está totalmente fora da realidade atual, passível de anulação.

  • Certo.

    Não é de hoje que ocorre a migração interna, muitas pessoas saem de seus estados de origem e vão embora para estados mais desenvolvidos, urbanizados em busca de melhores condições de trabalho, de vida. O que configura uma organização regional desigual.

  • GABARITO CORRETO

    A busca de condições de vida melhores da população do norte e nordeste resulta nas migrações para as cidades grandes, como São Paulo e Belo Horizonte.

    PMAL2021

  • Poxa irmã chega a endoidar a pessoa, estudo a maioria dos PDFS, dizem que atualmente a tendência e que seja ao contrario do que a questão cobrou, ou seja, no meu ver a questão está errada e desatualizada. CESPE SENDO CESPE

  •  A primeira parte da assertiva está correta.

     Entretanto, incorre em erro afirmar que faz parte de um cenário migratório atual a expulsão da população das regiões Norte e Nordeste pelas bases econômicas deprimidas. Isso ocorreu, porém, no passado, sobretudo a partir da década de 1970, quando grandes volumes de migrantes deixaram essas regiões.

  • Migrações internacionais – as que ocorrem de um país para outro:

    • Imigração – é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país. O imigrante é visto do ponto de vista do país que o acolheu O termo se aplica só às pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da sua vida social.
    • Emigração – é caracterizada pela saída de indivíduos ou grupos, de seu país de origem, para se estabelecer em outro. Emigrante é aquele que mudou de seu país para residir em outro, visto do ponto de vista do país de origem.

    Migrações internas – são aquelas que ocorrem dentro do próprio país:

    • Êxodo rural ou rural urbana – é o deslocamento da população rural para a cidade.
    • Migração urbano-rural – é o deslocamento das pessoas da cidade para o campo.
    • Migração urbano-urbana – é a mudança de indivíduos de uma cidade para outra.
    • Migração pendular – típica das grandes cidades, onde centenas de pessoas saem de sua cidade para trabalhar em outra, retornando no final do dia.
    • Migração sazonal – ligada às estações do ano, onde o migrante sai de sua cidade, em determinado período do ano, retornando posteriormente. Um exemplo são os trabalhadores que saem das regiões secas do Nordeste em busca de trabalho em outras regiões.

  • Infelizmente ainda é uma realidade.

    GAB. C

    PMAL 2021 Vem que tem...

  • Pessoal, infelizmente, ainda é uma realidade. Aqui no Nordeste, por exemplo, principalmente nas cidades pequenas, diversas pessoas saem em busca de empregos em São Paulo.

    Por que isso ocorre? Devido à desigualdade econômica.

    GAB: C.

  • A Região Nordeste tem recebido cada vez mais migrantes, sendo a maioria proveniente do Sudeste (retorno), porém, continua sendo a região que mais perde população para as demais.

    fonte: Brasil escola UOL

    Acho que essa questão está um pouco desatualizada, pois hoje em dia tem um certo equilíbrio na saída de nordestinos quanto na volta.

  • Realmente, existe a migração de retorno, mas acredito que a questão realmente esteja correta, pois esse retorno se dá, na sua maior parte, para regiões com boas economias. Entretanto, a questão fala que as regiões de economia deprimida (dentro do Norte e Nordeste) expulsam a população, o que é verdade, já que há o retorno, mas ainda não superou a saída, e principalmente em regiões do norte e nordeste de economia deprimida.

  • Questão de gabarito totalmente questionável, pois as ATUAIS migrações no território brasileiro não mais representam a realidade exposta pela assertiva. A migração de retorno é o principal fluxo migratório da atualidade.

    Migração De Retorno

    A partir de 1995 até 2000, houve uma considerável queda nas taxas de migrações e começou a ocorrência da migração de retorno, ou seja, migrantes que vieram do Nordeste para a região Sudeste agora estão retornando, por aparecerem por lá oportunidades de empregos fruto de uma desconcentração industrial.

    Fonte: Alfacon

    O quadro atual das migrações no Brasil, no entanto, parece apresentar o esgotamento dessa migração em massa. Com os centros urbanos – sobretudo Rio de Janeiro e São Paulo – completamente saturados e repletos de problemas sociais, não há mais um grande atrativo nessas cidades para a recepção de novos migrantes. Além disso, há em processo uma desconcentração industrial no país, o que vem colaborando para um gradativo reordenamento dos fluxos migratórios.

    Dessa forma, a região Nordeste – antes a principal origem das migrações internas – apresentou um saldo positivo em relação ao número de pessoas que imigraram ao número de pessoas que emigraram durante a primeira década do século XXI.

    Assim, segundo o Censo do IBGE de 2010, essa foi a única região a apresentar um saldo positivo de migrantes nos últimos anos. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, segundo os mesmos dados, permaneceram praticamente estáveis e a região Sudeste tornou-se a grande “exportadora” de pessoas.

    Essa configuração representa, além da descentralização industrial brasileira, o retorno da população de outras regiões que havia se instalado no Sudeste. Esse retorno, em geral, não representa uma opção, mas uma condição. Ele é resultante das péssimas condições de vida que boa parte dessas pessoas que migraram para essa região até o final do século XX encontrou, além da escassez de empregos e das relações de racismos regionais.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-migracao-atual-no-brasil.htm

  • Êxodo rural => saída da população rural em busca de melhores condições de vida nas grandes cidades.

    Atento!!!

    Influência do avanço da tecnologia, está ocorrendo a migração de retorno dessa população para a área rural.

  • certo. EU vivi isso na prática

  • Após refletir na questão cheguei a seguinte conclusão:

    Apesar de atualmente existirem, na emigração brasileira, "fluxos de retorno", essa não exclui os fluxos da região norte e nordeste em direção ao sul. Logo, a assertiva encontra-se correta, visto que as migrações no brasil não são equilibradas ou harmônicas entre si.

  • Desatualizada.
  • SAO PAULO TEM MUITO SUOR NORDESTINO POR LAR

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!!!

    Segue a justificativa do professor:

    A região norte hoje atrai muita população devido à expansão da fronteira agrícola. O nordeste ainda é uma área dispersora da população, mas nas migrações atuais o norte tem atraído muitas pessoas, e no nordeste há o maior fluxo de migração de retorno e também há um fluxo de mão de obra qualificada do sudeste para nordeste. Gab.: E

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre os movimentos populacionais contemporâneos no Brasil julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    Embora dados do último censo em 2010 tenham revelado um grande fluxo de migração de retorno do Centro-Sul para o Norte e Nordeste, em números absolutos o fluxo Norte-Sul ainda supera facilmente esta realidade. A grandiosidade do setor de serviços além das redes prévias de acolhimento e incentivo a migração já instaladas nessas áreas por migrantes anteriores, fazem com que esse fluxo histórico seja de grande porte e longa duração.
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO



  • A meu ver essa expressão deixou a questão errada:"as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste"

  • A questão, ao meu ver, encontra-se desatualizada, ao momento em que pode ser observada uma nova rota de migração: a migração de retorno, na qual, em alguns casos, a volta de anteriores migrantes superam a saída de pessoas em determinadas cidades (principalmente na região nordeste).

  • Errei pois fui na migração de retorno…