SóProvas


ID
2572675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da geodiversidade do estado do Maranhão, o qual é composto, em sua maior parte, por relevo plano a suave ondulado, com clima tropical e equatorial e onde se formam solos profundos excessivamente ácidos, com baixa fertilidade natural e baixa capacidade para reter nutrientes, julgue o próximo item.

A formação geomorfológica do estado é composta, predominantemente, por rochas de origem ígnea e metamórficas.

Alternativas
Comentários
  • Não predominantemente ígneas e metamórficas, por um embasamento cristalino, bacias sedimentares.

    A primeira estrutura representa apenas um quantitativo de aproximadamente 10% do Estado, sendo representado pelos seguintes agrupamentos rochosos (ou litológicos), segundo Maranhão (2002):

    I)       Complexo Cristalino Indiviso: aflorante em área restrita entre os municípios de Bacuri, Turiaçu, Godofredo Viana, Cândido Mendes, Luís Domingues, Carutapera, Amapá do Maranhão e Boa Vista do Gurupi (extremo Noroeste do Maranhão) e entre os municípios de Bacabeira, Rosário, Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande (área contígua ao Baixo Munim, na porção central da Norte do Estado, adjacente à zona costeira do Maranhão). Apresenta rochas plutônicas e metamórficas as mais diversas, com ocorrências de ouro, mármore, pedras preciosas e semi-preciosas no Noroeste do Estado. As rochas têm mais de 2 bilhões de anos;

    II)     Grupo Gurupi: ocorre nos municípios do extremo Noroeste do Maranhão, como Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Santa Luzia do Paruá, Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão. Possui depósitos auríferos e de quartzo;

    III)    Granitos Brasilianos: igualmente de ocorrência restrita ao Noroeste Maranhense, este litogrupo aflora nos municípios de Governador Nunes Freire, Maranhãozinho e Maracaçumé, dotada de rochas plutônicas e metamórficas. Sua exploração econômica é, ainda, bastante incipiente.

  • Para quem não é assinante: errado.

    Deus no controle :)

  • A predominância é de rochas sedimentares e não ígneas. No caso, essa é a bacia sedimentar chamada de Maranhão-Piauí surgida no período Mesozóico.

  • Maranhão é um só sedimento com resquícios de rochas  ígnea e metamórficas.

  •  Errado

     

    A estrutura rochosa (camadas inferiores) é de embasamento cristalino (ou ígneo) e a superfície composta predominantemente por formações sedimentares por 90% da superfície do território. O predomínio rochoso é sedimentar.