-
Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
-
ERRADO
BACKDOOR: que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. (NÃO OS WORMS)
Cert.br
-
Worm - cria cópias de si com a finalidade de consumir os recursos do sistema.
Backdoor- porta dos fundos (garante o retorno do invasor)
-
GABARITO ERRADO
Worm: worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.
-
WORM (ou "verme")
-Problemas que o Worm pode causar: Consumo de muitos recursos, devido a grande quantidade de cópias de si msm, e como conseguência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
-Programa malicioso independente
-
O item III é uma caracteristicas do BACKDOOR.
-
Discordo da colega abaixo. Na verdade a opção III trata-se de worm, pois este faz causar lentidão no computador justamente por estar consumindo mais recursos de memória que o normal. Já no final do comando da questão, na parte ''os worms permitem o retorno de um invasor ao computador comprometido'', esta sim está ERRADA, pois o Backdoor é quem permite o retorno de um invasor. CUIDADO, pois a banca fez uma mistura confusa justamente para induzir o candidato ao erro.
ERRADO
-
Na verdade é o Backdoor (porta dos fundos) que garante o retorno do invasor e não os Worms como diz a assertiva.
-
Pessoal,
Essa tabela do CERT é de memorização obrigatória
Vejo muitos amigos somente comentando sobre o Backdoor (erro mais crasso)
Mas é importante ressaltar que o vírus não consome muitos recursos:
https://cartilha.cert.br/malware/
-
Jean Carlos: comentário mais coerente com a questão!
Na minha humilde opinião... backdoor, já diz: porta dos fundos, esse malware abre caminho para um futuro ataque, até aonde eu sei, não ocupa espaço no HD.
Worms e vírus são duas coisas completamente diferentes, são dois tipos de pragas virtuais, walware, entende?
o problema é que somos acostumado a dizer que tudo que ataca o computador é VÍRUS! SÓ QUE PARA EFEITO DE PROVA, NÃO FUNCIONA ASSIM.
Definição:
-Vírus: INFECTAR, DEPENDE DA AÇÃO DO USUÁRIO, A FINALIDADE É DANIFICAR TANTO ARQUIVOS COMO O.S.
-WORM: tradução (VERME) "E não VIRUS"; ele não depende da ação do usuário, é auto executável, no momento em que um pendrive é conectado e está contaminado. a finalidade do worm (verme) é de se multiplicar, criar copias de si mesmo, ao ponto de encher o HD.
-
E) lembrando que worm não é um vírus e não precisa de ativação para instalar.
-
worms nem vírus é ! É um tipo de malware.
-
WORM NÃO É VIRUS, QUEM PERMITE A VOLTA É O BACKDOOR
-
Errei HOJE, errarei AMANHÃ, errarei SEMPRE. Essa questão é TOTALMENTE ambígua.
-
WORM (VERME): Worms exploram falhas em programas e no sistema operacional. Têm ação semelhante a de um vírus: opera de maneira silenciosa, infectando a máquina e se espalhando por outros dispositivos. Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
GAB: ERRADO!
-
Worm - cria cópias de si com a finalidade de consumir os recursos do sistema.
Backdoor- porta dos fundos (garante o retorno do invasor)
-
back door
-
Segundo a Cartilha de Segurança, o BACKDOOR e o ROOTKIT possibilitam o retorno do invasor.
Worm e Vírus -> NÃO!
-
Backdoor: permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, pode ser executado por outros programas maliciosos.
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
GAB: ERRÔNEO
-
worm, é um tipo de "verme" que se propaga automáticamente pelas redes enviando copias de si mesmo de computador para computador.
-
“arquivo xpto infectado com o worm xyz”. Acredito que ficou bem claro.
-
Errado.
"A situação III caracteriza-se mais como vírus do que como um worm, pois os vírus são responsáveis por consumir muitos recursos, ao passo que os worms permitem o retorno de um invasor ao computador comprometido." ❌
[...]
BACKDOOR
➥ Também chamado de "porta dos fundos", é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
[...]
MODOS DE INCLUSÃO
➥ A forma usual de inclusão de um backdoor consiste na disponibilização de um novo serviço ou na substituição de um determinado serviço por uma versão alterada, normalmente possuindo recursos que permitem o acesso remoto.
➥ Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.
[...]
MODOS DE INFECÇÃO
➥ Backdoors podem penetrar no seu sistema de várias maneiras, incluindo:
- E-mail;
- Pendrive;
- Vulnerabilidades remotas;
- Redes P2P.
[...]
MODOS DE USO
➥ O backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.
[...]
Importante! ☛ Programas de administração remota, como BackOrifice, NetBus, SubSeven, VNC e Radmin, se mal configurados ou utilizados sem o consentimento do usuário, também podem ser classificados como backdoors.
[...]
RESUMINDO
O acesso ao computador se dá por portas. Backdoor seria "alguém" atrás da porta que pode abri-la com facilidade.
☛ Não é um vírus! É um método não documentado de entrada em sistemas.
Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acesso FUTURO --> Pelas PORTAS
[...]
____________
Fontes: Tech tudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
Os WORMS têm como característica criar cópias de si,a fim de consumir recursos,visto que os mesmos se propagam automaticamente.
-
ERRADO.
Backdoor e Trojan são exemplos de malwares que permitem o retorno de um invasor a um computador comprometido. O Worm não possui essa função.
Os worms são os principais responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
-
O Worm consome muito recurso, pois ele precisa para se multiplicar
-
Worm: -não depende da ação do usuário
-cria cópias de si
-
Seria bot = zumbi?
-
GABARITO ERRADO
Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática
-
- Worm - sua copia é AUTOSSUFICIENTE e ele PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE na rede.
- Por esse motivo, o worm consume muito recurso.
-
Gabarito:Errado.
Assertiva:
"A situação III caracteriza-se mais como vírus do que como um worm, pois os vírus são responsáveis por consumir muitos recursos, ao passo que os worms permitem o retorno de um invasor ao computador comprometido."
Vírus:São malwares com Intuitos maliciosos dos mais diversos tipos.
Worm: São malwares que geralmente se comportam prejudicando a conexão de rede e o consumo de memória de um computador.
Backdoor: São malwares que entram no sistema e abrem a porta para entrada de novos malwares ou invasores.
-
A situação III caracteriza-se mais como vírus do que como um worm,... parei de ler na vírgula