SóProvas


ID
2573119
Banca
IDIB
Órgão
CRC - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sabendo que a Extranet é uma extensão da Intranet e que toma forma a partir do momento em que as organizações passam a possibilitar um acesso externo às Intranets, via Internet, marque a alternativa com um tipo de acesso que a exemplifica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros. Em resumo, cria uma conexão segura e criptografada, que pode ser considerada como um túnel, entre o seu computador e um servidor operado pelo serviço VPN.

     

    Uma extranet VPN é uma VPN que liga os associados empresariais à rede da matriz através de uma infraestrutura compartilhada com a utilização de conexões dedicadas. Uma extranet VPN difere da intranet VPN dado que só permitem o acesso aos usuários externos à empresa.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_network#Extranet_VPN

  • Enunciado horrível.

  • EXTRANET é o acesso a lntranet através da Internet. Um exemplo bem comum seria o acesso que um supermercado poderia dá aos seus fornecedores para acompanharem o estoque de seus produtos nas lojas da rede.

    VPN (Virtual Private Networl< - Redes privadas virtuais) - Segundo o glossário do lCP~Brasil Firewall é: "É definida como a conectividade de uma corporação e suas unidades através de uma infraestrutura compartilhada de comunicação com as mesmas características de segurança de uma rede privativa. Os nós são conectados por meio de recursos de uma rede pública de telecomunicações, utilizando criptografia e outros díspositivos de segurança para garantir que os dados dessa rede não serão interceptados.", ou seja, é um tipo de ligação realizada entre várias lntranets ou computadores previamente conhecidos, e utiliza uma rede pública, na grande maioria das vezes a Internet, como meio de conexão. Para que haja plena segurança na transmissão de dados nessa ligação, eles são criptografados e nas "pontas" de cada rede são instalados firewalls que criam um
    tipo de túnel entre as redes (técnica chamada runneling) e com tudo isso garante a segurança dos dados transmitidos.

  • VPN é uma forma de criar uma Intranet entre localizações geograficamente distantes, com um custo mais baixo do que ligar cabos entre os pontos. Para isso, emprega-se o processo de criptografia nos dados antes de enviá-los por meio da Internet e, quando o dado chega na outra sede, passa pelo processo de descriptografia. Dessa forma, quem está navegando na Internet não tem acesso às informações da empresa, que continuam restritas; esse processo também é chamado de tunelamento.

    Fonte: AlfaCon

  • Parte da intranet disponível na internet. 

    Lembra quando geral baixou o VPN pra utilizar o whatsapp quando o Juíz determinava suspensão do serviço? 

    Aplica o tunelamento e já era. 

  • TCP = INTERNET = De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão)

    VPN = INTERNET E EXTRANET = Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet (a rede pública mais utilizada para este propósito). Para ajudar a entender melhor, pense em uma empresa que precisa interligar duas de suas filiais.

    ARPANET = ARPANET, em inglês de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet foi criada só para fins militares.

    DATAGAMA = unidade de transferência básica associada a uma rede de comutação de pacotes em que a entrega, hora de chegada, e a ordem não são garantidos.

  • GABARITO: B

     

     

    VPN

    Do inglês Virtual Private Network. Termo usado para se referir à construção de uma rede privada utilizando redes públicas (por exemplo, a Internet) como infraestrutura. Esses sistemas utilizam criptografia e outros mecanismos de segurança para garantir que somente usuários autorizados possam ter acesso à rede privada e que nenhum dado será interceptado enquanto estiver passando pela rede pública.

     

     

    Recomendo darem uma olhada (boa parte das bancas, quem sabe todas elas, utilizam esse site):

    https://cartilha.cert.br/glossario/

     

     

    BONS ESTUDOS.

  • LETRA: B

    VPN: Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay e X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

  • Examinador desgraçado, muito obrigada!!!!!

  • -TCP:  que significa "Protocolo de Controle de Transmissão" é um dos protocolos sob os quais assenta a Internet. Ele é complementado pelo Protocolo da Internet, sendo normalmente chamado de TCP/IP. A versatilidade e robustez do TCP tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

     O Protocolo de controle de transmissão provê confiabilidade, entrega na sequência correta e verificação de erros dos pacotes de dados, entre os diferentes nós da rede, para a camada de aplicação.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmission_Control_Protocol

    -ARPANET: em inglês de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet foi criada só para fins militares.

    Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANET.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET

    -DATAGRAMA:Conforme a RFC 1594, um Datagrama é "uma entidade de dados completa e independente que contém informações suficientes para ser roteada da origem ao destino sem precisar confiar em trocas anteriores entre essa fonte, a máquina de destino e a rede de transporte".

    Um datagrama é uma unidade de transferência básica associada a uma rede de comutação de pacotes em que a entrega, hora de chegada, e a ordem não são garantidos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Datagrama

     

  •  

    -        INTERNET: É UMA REDE PÚBLICA É PARA FORA, REDE EXTERNA.   É a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos     TCP/IP.

     

    -         INTRA - NET: É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO.

     

    A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

                               Q904251        o sistema pode ser acessado somente por usuários previamente autorizados, mas também pode ser possível o acesso através da Internet, dependendo de como a Intranet foi configurada.    

               

    -   EXTRANET:      para facilitar a compreensão sobre a extranet, pense no seu Internet Banking  !

    A Extranet é o acesso remoto a uma Intranet, via Dial-Up (modem) ou via VPN (rede pública), por exemplo.

    Numa EXTRANET a empresa abre uma parte de sua rede (INTRANET) para contato com o cliente ou permite uma interface de acesso dos fornecedores a rede. 

    A Intranet é privada, mas uma parte dela (extranet) pode ser disponibilizada para pessoas de fora da empresa através da rede de internet.

     

    CESGRANRIO EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

    FCC-    Apesar de ser considerada uma internet interna, PERMITE que computadores localizados remotamente, mesmo que em uma filial, acessem o conteúdo de servidores que estejam na matriz ou sede da organização.

     

     

     

    URL (uniform resource locator) é um endereço virtual utilizado na Web que pode estar associado a um sítio, um computador ou UM ARQUIVO.

     

     

     

    HTTP   é o protocolo de transferência de HIPERTEXTO.

     

     

    DHCP      responsável por designar endereços IP variáveis que possibilitam a navegação na Web

     

     

    HTML   é a linguagem de marcação de HIPERTEXTO.

     

     

    DNS       é o serviço que TRADUZ OS ENDEREÇOS URL em número de IP, e vice-versa.

     

       

     PHP        é um conjunto de comandos, quase uma linguagem de programação, para sites interativos e dinâmicos.

     

     

     

    FTP ou File Transfer Protocol é uma forma de transferir arquivos. Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo. A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos

     

     

    PROXY =    ROTEADOR    é um servidor que age intermediando a Internet e a rede local.

     

     

    VPN   =     é uma forma de criar uma Intranet entre localizações geograficamente distantes

     

     

    O padrão TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados na Internet. 

  • Questão sem sentido, VPN, TCP, DATAGRAMA..... Tudo isso faz parte de uma extranet...

  • Conforme a RFC 1594, um Datagrama é "uma entidade de dados completa e independente que contém informações suficientes para ser roteada da origem ao destino sem precisar confiar em trocas anteriores entre essa fonte, a máquina de destino e a rede de transporte"

  • E para deixar vocês ainda mais fera, VPN ou VLAN fazem esse tipo de coisa aí....

  • Assertiva B

    um tipo de acesso que a exemplifica. = VPN

  • b) VPN.

    Extranet - Existem dois conceitos para extranet:

    • Quando a Intranet de uma empresa pode ser acessada por alguém que não faça parte do quadro de funcionários da mesma.
    • Quando existe a comunicação entre duas ou mais Intranets, desde que sejam de filiais de uma mesma empresa.

    VPN - Consiste da utilização do método de tunelamento que oferece conectividade de rede em longa distância. É uma forma de criar uma Intranet entre localizações geograficamente distantes com um custo mais baixo do que ligar cabos entre os pontos.