SóProvas


ID
2573158
Banca
IDIB
Órgão
CRC - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:

I. A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exija, devendo ser evitado o seu uso indiscriminado.

II. A formalidade de tratamento não se vincula à necessária uniformidade das comunicações.

III. Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) não apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal.

IV. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.

     

    A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.

     

    2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento

            Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

     

    3.3.1. Definição e Finalidade

    Aviso → Quem avisa , Ministro é (Mesma hierarquia)

    Ofício → Demais autoridades e particulares

            Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • "A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos."

     

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República 

  • Questão desatualizada, com relação ao item IV, vez que na nova edição do Manual de Redação Oficial, ficou abolida a distinção entre aviso, memorando e ofício. Agora utiliza-se apenas o ofício.

  • (RETIRADO DO MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - PÁG.: 27) 2018

    5 O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção:

    Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. A seguir, será apresentada a estrutura do padrão ofício, de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial.