SóProvas


ID
2574076
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma planilha do MS Excel 2013, na célula A11 inseriu-se a fórmula =SOMA($A$1 :A10). Copiou-se o conteúdo dessa célula e colou-se na célula F11. Nesse caso, a fórmula assumiu o formato:

Alternativas
Comentários
  • Note que o cifrão $ fixa o que está a sua direita. 

    A referência pode ser relativa, mista ou absoluta, vejamos: 

    Relativa: A1
    Mista: $A1 (fixa coluna) ou A$1 (fixa linha)
    Absoluta: $A$1 (caso da questão, fixa a célula) 

    No caso de referência absoluta, independente de onde você copiar e colar a fórmula, a célula estará fixada. 

    Portanto se você copiar a fórmula e colar em qualquer outro lugar, o $A$1 permanece na fórmula, mas os demais mudam. 

    Nesse caso você copiou do A11 para o F11. Logo, o que vai mudar é apenas o F:

    = SOMA($A$1:F10)

     

    GABARITO D 

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade das referências mistas e absolutas no Excel 2013.

     

    Antes de analisarmos a situação apresentada no enunciado, vale destacar a diferença entre referências mistas, absolutas e relativas:

    Uma referência mista é utilizada para fixar uma coluna ou linha, de forma que, ao copiar essa célula em outras partes da planilha, a coluna ou linha não seja alterada. Para inserir uma referência mista, o usuário deverá inserir o símbolo de cifrão ($) antes da letra, para fixar a coluna, ou do número, para fixar a linha. Já a referência absoluta é utilizada para fixar tanto a coluna quanto a linha, ou seja, ao arrastar ou copiar uma célula em outra parte da planilha, a referência da célula continuará a mesma. Para inserir uma referência absoluta, o usuário deverá inserir o símbolo de cifrão ($) antes da letra e do número utilizados para referenciar a célula.

    A referência relativa, por sua vez, é utilizada para que haja a atualização dos valores de uma fórmula caso o usuário copie e cole a fórmula em outro local da planilha, ou seja, o Excel atualizará a função de acordo com a movimentação do usuário, ou seja, ao arrastar, por exemplo, o conteúdo da célula C4 na célula C5, o Excel adicionará mais 1 linha no intervalo de células utilizado na fórmula aplicada na célula C4, uma vez houve a movimentação de 1 linha para baixo. Vale destacar também que essa atualização do intervalo de células de uma função acontece na movimentação entre colunas.

     

    Dessa forma, a função “=SOMA($A$1:A10)”, que está na célula A11, sofrerá uma alteração ao ser colada na célula F11, ficando a seguinte expressão “=SOMA($A$1:F10)”, uma vez que houve a movimentação de 5 colunas à direita.

     

    Gabarito – Alternativa D.