Este programa foi criado no ano de 2012 pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O objetivo era promover a proteção a milhares de mulheres vitimas de violência doméstica e familiar. No primeiro ano de funcionamento, o atendimento foi fornecido a seis cidades do Estado. Em cinco anos, o programa havia sido estendido para 30 cidades.
O objetivo era proteger as vítimas de violência de gênero. Para isso, a Brigada Militar oferece qualificação para o atendimento as mulheres e conclama a sociedade para a participação na luta contra a violência. Uma das alternativas aponta o nome do programa .
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta uma vez que o programa tem o objetivo de fazer cumprir a Lei Maria da Penha. Esta Lei tem por função principal estipular a punição adequada aos agressores e coibir os atos de violência contra a mulher.
B) CORRETA- Esta afirmativa está correta pois o nome do Programa criado pela Brigada Militar para coibir a violência contra a mulher é chamado de Patrulha Maria da Penha.
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. O Programa criado no Rio Grande do Sul chama-se Patrulha Maria da Penha. No estado do Tocantins existe uma Plataforma chamada Mulher Segura que fornece os dados para a Patrulha Maria da Penha daquele estado.
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta na medida em que o Programa criado no Rio Grande do Sul chama-se Patrulha Maria da Penha. A Polícia Militar tem delegacia especificas para o Atendimento a Mulher.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o nome do Programa criado no Rio Grande do Sul chama-se Patrulha Maria da Penha. Não foram encontrados programas de combate a violência contra a mulher chamado de Força Feminina.
Gabarito do Professor: Letra B.