"A expectativa é que o edital seja lançado em um mês. "Nós vamos tentar abreviar o máximo de tal forma que a minha expectativa, não quero estabelecer prazo, mas não mais do que 30 dias, já vamos lançar os editais e fazer esse concurso", ponderou o secretário da Segurança Pública do estado, Cezar Schirmer."
fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/sartori-anuncia-concurso-para-preencher-61-mil-vagas-na-seguranca-publica-do-rs.ghtml
e) Cezar Schirmer
As leis complementares n°15008/2017 e 15009/2017 decretavam a desvinculação do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar Dessa forma foi preciso rever a quantidade de efetivo necessário para cada corporação, incluindo a Polícia Civil.
O Governo do Estado, juntamente com o Secretário de Segurança Pública, constatou o déficit de pessoal efetivo para atuação nas forças de segurança pública. Assim anunciaram um concurso público para 6100 vagas, para diferentes cargos.
Esta questão é sobre atualidades da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, sendo fundamental para o candidato manter -se atualizado sobre as informações desse setor em jornais e telejornais locais.
A) INCORRETA - Airton Michels foi secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul de 2011 a 2014.
B) INCORRETA - Wantuir Jacini foi secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul de janeiro de 2015 a agosto de 2016.
C) INCORRETA - José Paulo Cairoli era vice governador do Rio Grande do Sul neste período.
D) INCORRETA - José Ivo Sartori era governador do Rio Grande do Sul neste período.
E) CORRETA - Cezar Schirmer foi secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul de setembro de 2016 a dezembro de 2018.
Gabarito do Professor: Letra E.