SóProvas


ID
2574919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A identificação dos estágios de desenvolvimento da doença gengival é essencial para a sua prevenção e para o tratamento ainda na fase precoce, com vistas a impedir a instalação de um quadro irreversível em relação à evolução e ao comprometimento dos tecidos de sustentação. Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativos às fases da doença gengival.

A terceira fase caracteriza-se pelo início da proliferação vascular com aumento significativo de infiltrado mononuclear plasmocítico e redução dos efeitos enzimáticos produzidos pelos leucócitos polimorfonucleares.

Alternativas
Comentários
  • Terceira fase é a lesão estabelecida. Pode ser considerado como o período de transição da resposta imune inata para a resposta imune estabelecida. O infiltrado inflamatório se intensifica à medida que aumenta a exposição à placa. Macrófagos, linfócitos B e T, assim como as subclasses IgG1 e IgG3 estão presentes.

    Os plasmócitos predominam nessa fase de evolução (OK) . Há aumento na exsudação do fluido e na migração dos leucócitos para o tecido e sulco gengivais. A perda de colágeno continua a ocorrer nas direções lateral e apical, à medida que o infiltrado celular se difunde, resultando em espaços destituídos de colágeno que se estendem mais profundamente nos tecidos, favorecendo a infiltração das células inflamatórias.

    https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/125586931.pdf