SóProvas


ID
2576410
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Observe o texto abaixo no qual o Prof. José Ricardo Cunha discorre sobre a ética dos indivíduos, em especial, em relação ao comportamento de um servidor público:


“Assim, a consciência nos é apresentada como um juízo prático capaz de distinguir o bem e o mal e avaliar moralmente as pretensões e os atos de nossa conduta e da conduta alheia. Nesse sentido, a consciência moral ou ética está inexoravelmente ligada às ideias de liberdade e responsabilidade, vez que se articula com o nosso poder/dever de decidir por certas condutas e procedimentos e com o impacto que estas condutas ou procedimentos irão produzir sobre nossa própria vida e, fundamentalmente, sobre a vida alheia. Seja no momento presente, seja no horizonte histórico estamos eticamente vinculados à responsabilidade que acompanha nossa liberdade de decidir, já que assim como nosso passado, o presente e o futuro resultam, em alguma medida, das escolhas que fazemos.”

(CUNHA, José Ricardo. Consciência ética e teoria jurídica no paradigma da complexidade: algumas questões epistemológicas. In. SIQUEIRA, Gustavo Silveira (Org.)

MORAES, Carlos E. Guerra & RIBEIRO, Ricardo Lodi. Teoria e Filosofia do Direito.Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015, p. 48).


Assinale a alternativa que melhor se relaciona com o conteúdo abordado no texto:

Alternativas
Comentários
  • Nem li o Texto... fui direto para as alternativas absurdas, eliminação.

    Alternativa correta (C)

  • Essa é para cansar o candidato!

  • Banca, sem nexo ! Para cada 3 questões utilizam um texto!

  • Que fragmento de texto lindo , a vida é bem isso mesmo !

  • A) A concepção de ética disposta no texto principal permite aceitar que um servidor público considerado ético possa se utilizar de outras ações consideradas irregulares, para atingir determinado fim ou interesse público, se utilizar de outras ações consideradas irregulares, afinal, aceita-se que os fins justifiquem os meios dentro do serviço público.

    B) Estará agindo eticamente o servidor que desempenhar o seu mister no serviço público com determinação, pontualidade, assiduidade e obediência ao sistema de hierarquia administrativa disposta pela Administração, mesmo que para isso tenha que se furtar de seus preceitos morais mais íntimos. (preceitos = regras, normas) O erro dessa alternativa liga-se à ideia do texto !

    C) A responsabilidade do sujeito público que comete determinada conduta administrativa, em relação a sua consciência ética, não se dá apenas sobre as consequências provenientes dos seus atos. Se dá também em relação aos meios empregados para os seus fins, seja em relação a si mesmo, ou aos outros agentes atingidos.

    D) O servidor público age eticamente quando volta suas condutas para alcançar o interesse público, mesmo que haja um dispêndio muito voraz de recursos públicos. Ou seja, nesse sentido ético, é aceitável que se realizem grandes gastos pelo servidor em determinada ação de pequena eficácia social, se for para atingir o fim principal. A ética, nessas situações, está umbilicalmente ligada ao princípio administrativo da eficiência.

    E) Não age eticamente aquele servidor que se utiliza dos bens públicos para se promover socialmente, já que o princípio da publicidade está, também, ligado à moralidade e à ética. Mas é aceitável eticamente que esse mesmo servidor, para poder dar projeção a uma ação realizada pelo seu órgão, compre espaços publicitários com dinheiro público, mesmo que sem licitação.

    Gabarito: C