SóProvas


ID
257674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a atualidade no âmbito
internacional.

Em razão das reformas econômicas implantadas recentemente pelo governo de Cuba, reduziu-se o número autorizado de profissões na iniciativa privada no país e, consequentemente, aumentou-se o número de funcionários no setor estatal da economia.

Alternativas
Comentários
  • http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,cuba-anuncia-demissao-de-meio-milhao-de-servidores-publicos,609307,0.htm


    A
    lguém poderia explicar o pq esta questão está correta.
  • Questão CERTA mas com gabarito ERRADO:

    O regime cubano vem tomando medidas voltadas a diminuição do número de funcionários públicos. Para se ter uma idéia desta nova “onda”, o governo cubano começou o processo de demissão de meio milhão de funcionários públicos em cinco importantes setores econômicos do país, entre eles a indústria do açúcar e a infraestrutura de saúde, somente em janeiro desse ano de 2011.
  • Há uma diminuição no número de funcionários públicos em Cuba. Alguém pode explicar o erro da questão?

    Bons estudos!
  • O gabarito da questão está errado!!!


    Esta questão está correta!!!Em quatro meses, o presidente Raúl Castro liberalizou 178 atividades de trabalho, anunciou o corte de 500 mil cargos públicos (um décimo do total), e prometeu apoiar pequenas empresas e reformar o sistema tributário. Externamente, há um encontro de interesses: tanto Raúl quer atrair negócios quanto empresários querem acesso ao promissor, mas ainda inóspito, mercado cubano. O Brasil entraria aí. Saúde e Paz !!!
  • Ou o site errou o gabarito, ou o CESPE errou, mas que essa questão está certa, isso tá!

    Vamos até o fim galera!
  • O governo cubano anunciou nesta segunda-feira que demitirá pelo menos 500 mil funcionário públicos, ou cerca de 20% dos trabalhadores estatais do país, nos próximos seis meses.

    Em contrapartida, as autoridades em Havana determinaram a ampliação do número de permissões para se trabalhar por conta própria e abrir pequenas empresas, na maior mudança de mão-de-obra para o setor privado desde a revolução cubana em 1959.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,cuba-anuncia-demissao-de-meio-milhao-de-servidores-publicos,609307,0.htm

  • Marcela, seu professor está certo, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO, mas o CESPE deixou como CERTO. E infelizmente há pessoas que preferem dizer que a banca está sempre certa. Já vi questões absurdas do CESPE, da ESAF, da FCC, no entanto, há sempre aqueles concurseiros que dizem: NÃO, É CLARO QUE A BANCA ESTÁ CERTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Então eu te digo: Fazer o quê né? Acho que prever chuvas quando já está tudo mohado é bem mais fácil, não concorda?

    Vamos até o fim galera!
  • Disso eu sei Fernando, mas dê a sua explicação  e pare de puxar o saco da Cespe. Coloque a fonte e nos prove que a questão está certa. Afinal, assim, você estará realmente nos ajudando. Para mim a questão é absurda e errada.
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  De fato, a redação e o conteúdo do item estão corretos, devendo ser o seu gabarito alterado.

    Bons estudos!
  • Esta questão está errada. Após muita confusão e reclamação dos candidatos, ela foi retificada acertadamente para "E".

    Segue o link:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/STM2010/arquivos/STM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITOS_ITEM_24.PDF
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado, novamente, para "E", conforme edital publicado pela banca.

    Nova justificativa da banca:  O item versa sobre atualidades relacionadas às reformas implementadas recentemente no governo de Cuba. Afirma-se, no referido item, que o número autorizado de profissionais da iniciativa privada do país foi reduzido e que, consequentemente, aumentou-se o número de funcionários do setor estatal da economia. Ocorre que, conforme se verifica em reportagens recentes, disponíveis em jornais de grande circulação, as referidas reformas econômicas tiveram justamente o efeito contrário, ou seja, diminuiu-se o número de funcionários do setor estatal e aumentou-se o número autorizado de profissionais na iniciativa privada do país. Dessa forma, o item está errado
    Disponível em:
    <http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/11/29/cuba-permite-alugueis-comerciais-para-apoiar-reformas-923138853.asp>
    <http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,raul-castro-detalha-plano-para-reformas-economicas-em-cuba,640397,0.htm>
    (Acesso em 1.º de abril de 2011)

    Bons estudos!
  • Em razão das reformas econômicas implantadas recentemente pelo governo de Cuba, reduziu-se o número autorizado de profissões na iniciativa privada no país e, consequentemente, aumentou-se o número de funcionários no setor estatal da economia.

    Nenhum problema na questão ao meu ver.
    Está errada porque na realidade foi o contrário do que foi dito, está se diminuindo o número de funcionários públicos e consequentemente tais pessoas deverão agora recorrer a iniciativa privada.
  • JUSTIFICATIVA RETIRADA DO SITE CESPE 

     

    O item versa sobre atualidades relacionadas às reformas implementadas recentemente no governo de Cuba. Afirma-se, no referido item, que o número autorizado de profissionais da iniciativa privada do país foi reduzido e que, consequentemente, aumentou-se o número de funcionários do setor estatal da economia. Ocorre que, conforme se verifica em reportagens recentes, disponíveis em jornais de grande circulação, as referidas reformas econômicas tiveram justamente o efeito contrário, ou seja, diminuiu-se o número de funcionários do setor estatal e aumentou-se o número autorizado de profissionais na iniciativa privada do país. Dessa forma, o item está errado

    Disponível em:

    <http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/11/29/cuba-permite-alugueis-comerciais-para-apoiar-reformas-923138853.asp>

    <http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,raul-castro-detalha-plano-para-reformas-economicas-em-cuba,640397,0.htm>

    (Acesso em 1.º de abril de 2011)

  • Essas  C   A   G   A   D   A   S do CESPE so fazem inseguros aqueles que estudam!


     
  • Acertei pela lógica. Geralmente acontece o oposto da afirmativa, atualmente!

     

    GAB: ERRADO

  • Concordo com a resposta da Janete Lacerda, não entendi o auê em torno da questão me pareceu bastante clara. Aliás, com o fim do embargo economico a cuba 2016 não seria possível outro quadro.


    PM_ALAGOAS_2018