SóProvas


ID
2577145
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a dreno de tórax, analise as afirmativas a seguir e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) As complicações após a inserção de um dreno de tórax são: enfisema subcutâneo, hemorragia por lesões de vasos intercostais, sangramento do sítio da inserção do dreno e pneumotórax hipertensivo.

( ) A drenagem pode acontecer por aspiração ou por gravidade. No transporte do paciente, os drenos devem estar pinçados.

( ) Os sistemas de drenagem a seco utilizam uma válvula unidirecional, que impede o retorno do ar aos pulmões, agindo da mesma forma que o selo d‟água.

( ) São cuidados pós-drenagem torácica: estimular respiração profunda, avaliar padrão respiratório constantemente, localizar o frasco coletor da drenagem na mesma altura da inserção do dreno.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A ( V-V-V-F ).

     

    Complementando

     

     

     

    Cuidados Gerais com Dreno de Tórax

     

     

    Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. Clampear o dreno, para que não haja entrada de ar, e lembrar de soltar o clamp ao término da manipulação.

     

    Manter o selo d’água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte próprio, ou sustentado em local adequado. Nuca elevá-lo acima do tórax sem que esteja clampeado (fechado). Manter a pinça do dreno sempre abaixo do nível da cintura ou do leito do paciente.

     

    Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora. Colocar um fita adesiva ao lado da graduação do frasco. Sempre registrar o aspecto do líquido (Ex: seroso, sero-hemático, hemático, purulento).

     

    Inspeção e troca diária do curativo.

     

    Verificar a oscilação na coluna líquida: deve subir na inspiração, e descer na expiração. Caso não haja esse movimento espontâneo, pode haver obstrução do tubo.

     

    “Ordenhar” ou massagear a tubulação, na direção de saída (frasco coletor), de 2/2-4/4 horas, ou conforme protocolo próprio (Ex: às 6 horas).

     

    Atentar para a presença de vazamentos e/ou risco de desconexão.

     

    Manter a cabeceira do leito relativamente elevada, para facilitar a drenagem.

     

    A fixação pode ser do tipo meso (lateral), com distância de 2 cm entre o dreno e a pele, ou conforme protocolo da instituição.

     

    Atentar para a presença de bolhas no frasco de drenagem, que podem ser indicativo de fístula aérea.

     

    Manter o dreno sob aspiração contínua, se indicado. A intensidade da aspiração do sistema é determinada pela quantidade de água no frasco de aspiração contínua, e não pela frequência de borbulhamento.

     

    Se disponível, preferir a bolsa de drenagem com válvula de Heimilich, que é um sistema unidirecional seguro de drenagem torácica e mediastinal.

  • Gabarito: Gabarito: Letra A ( V-V-V-F ).

     

     

    De acordo com a Resolução COREN 2011_Boas Práticas_Dreno de Tórax

     

     

     

    ( F ) São cuidados pós-drenagem torácica: estimular respiração profunda, avaliar padrão respiratório constantemente, localizar o frasco coletor da drenagem na mesma altura da inserção do dreno.

     

    O frasco coletor da drenagem deve ser colocado abaixo da altura da inserção do dreno.

  • Dúvida: Se pneumotórax é uma indicação para a realização do dreno torácico, por que a questão trás o pneumotórax como complicação pós inserção do dreno?

    " As complicações após a inserção de um dreno de tórax são: enfisema subcutâneo, hemorragia por lesões de vasos intercostais, sangramento do sítio da inserção do dreno e pneumotórax hipertensivo "

    Grata desde já.

  • https://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/dreno-de-torax.pdf RESPOSTA (A ) está errada

  • Eu fiquei muito em dúvida nessa afirmativa: "A drenagem pode acontecer por aspiração ou por gravidade. No transporte do paciente, os drenos devem estar pinçados."

    O correto é evitar clampear o dreno no transporte do paciente, certo? Por que essa afirmativa está correta?

  • Não pinça o dreno no transporte. Gabarito questionável.

  • PARA NÃO ESQUECER:

    Transporte do paciente NÃO pinçar o dreno;

    Dreno sem ABAIXO do ponto de inserção.

    https://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/dreno-de-torax.pdf