Algumas coisas possíveis de se fazer no Bloco de Notas, aplicativo também do Windows 10.
Crie um log das suas atividades
Se algum dia você precisar criar um documento e marcar nele horários exatos nos quais alguma atividade foi realizada, você pode criar um log automático no Bloco de notas, e não precisar se preocupar em digitar a hora todas as vezes que inserir algo novo.
Por exemplo, você está desenvolvendo um projeto com várias etapas e precisa documentar o tempo que levou para cumprir cada uma delas. Crie um documento no Bloco de notas e digite “.LOG” na primeira linha, sem as aspas. Salve e feche o arquivo, e todas as vezes que ele for aberto, aparecerá um “carimbo” de data e hora automático.
Insira data e hora
Se você não deseja um documento em estilo log, mas quer um carimbo de data e hora pronto no meio do seu documento, é possível inserir isso automaticamente, sem precisar digitar tudo quantas vezes for preciso.
Basta ir até o menu “Editar” (Edit) e clicar em “Hora/data” (Time/Date) para aplicar o “carimbo” no seu texto. Ele coloca a marcação de tempo no local em que o cursor estiver, em um padrão como este: “10:22 17/03/2018”
Vá para uma linha específica
Quem usa o Bloco de notas para criar ou editar código de programação sabe que, às vezes, é preciso ir até uma linha específica para corrigir algum bug, quando você recebe algum aviso parecido com este: “Syntax error on Line XXX.”. Em um arquivo com milhares de linhas, nada melhor do que a possibilidade de ir diretamente para o que interessa!
Você pode também, se desejar, visualizar na barra de status em qual linha do documento você está com o cursor parado. Basta ir no menu “Exibir” (View) e marcar a opção “Barra de Status” (Status Bar).
Adicione cabeçalho e rodapé
Você não achou que fosse possível configurar a página no Bloco de notas, assim como acontece no Word, não é mesmo? Exatamente da mesma forma não é mesmo, porém aqui está uma ferramenta que poucos conhecem no Notepad: a possibilidade de adicionar cabeçalho e rodapé aos seus documentos.
Vá até o menu “Arquivo” (File) e clique em “Configurar Página” (Page Setup). Essa configuração só irá aparecer no momento da impressão, pois é quando o Bloco de notas divide o texto em páginas. Nos campos “Cabeçalho” (Header) e “Rodapé” (Footer), digite o que você deseja que apareça em todas as páginas.
O Bloco de notas permite o uso de alguns códigos bem simples para implementar essas duas partes da sua página. Veja alguns deles (use todos sem as aspas): data - “&d”, hora - “&t”, número da página - “&p”, nome do arquivo -“&f”, alinhamento pela direita - “&r”, alinhamento pela esquerda - “&l” e alinhamento centralizado - “&c”.
O aplicativo acessório Bloco de Notas, é um pequeno editor de notas, integrante do Windows.
Este editor de notas não aceita formatação avançada, como as opções existentes no Microsoft Word ou no WordPad.
- Marcadores - são símbolos utilizados no início de um parágrafo
- Colunas - divisão do texto na página, em duas, três ou mais estruturas de alinhamento vertical
- Tabela - organização em colunas e linhas, com células para inserção de textos, valores, fórmulas.
- Centralizar - opção de alinhamento horizontal, que posiciona o texto do parágrafo entre as margens direita e esquerda.
O menu Formatar contém as opções "Quebra Automática de Linha" e "Fonte".
A "Quebra Automática de Linha" faz com que o texto seja exibido dentro dos limites da janela de visualização do Bloco de Notas.
Fernando Nishimura