- Apenas complementando que a versão mais atual do e-MAG agora é a 3.0 - site acessado em 16/11/2011.
- Ela pode ser encontrada no seguinte link: http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG/
Quanto a questão, baseando-se na versão 3.0, ficaram assim as recomendações:
RECOMENDAÇÃO 16 – IDENTIFICAR O IDIOMA PRINCIPAL DA PÁGINA
Deve-se identificar o principal idioma utilizado nos documentos. A identificação é feita por meio do atributo lang do HTML e, para documentos XHTML, é utilizado o xml:lang.
RECOMENDAÇÃO 4 – ORDENAR DE FORMA LÓGICA E INTUITIVA A LEITURA E TABULAÇÃO
Deve-se criar o código HTML com uma sequência lógica de leitura para percorrer links, controles de formulários e objetos. Essa sequência é determinada pela ordem que se encontra no código HTML.
OBS: O atributo tabindex somente deverá ser utilizado quando existir real necessidade. Com o uso de CSS para fins de leiaute, o código HTML pode facilmente ser desenvolvido de maneira que a ordem de tabulação seja a correta. No entanto, se houver necessidade de utilizar o tabindex , o mesmo deverá ser utilizado com a semântica correta e deverá ser verificado manualmente se o fluxo fornecido pelo tabindex é realmente o desejado, evitando, assim, que o uso do tabindex resulte em uma ordem de tabulação inconsistente.
RECOMENDAÇÃO 20 – FORNECER ALTERNATIVA EM TEXTO PARA AS IMAGENS DO SÍTIO
Deve ser fornecida uma descrição para as imagens da página, utilizando-se o atributo alt. Imagens que não transmitem conteúdo, ou seja, imagens decorativas, devem ser inseridas por CSS.
RECOMENDAÇÃO 23 – EM TABELAS, UTILIZAR TÍTULOS E RESUMOS DE FORMA APROPRIADA
O título da tabela deve ser definido pelo elemento caption e deve ser o primeiro elemento utilizado após a declaração do elemento table. Em casos de tabelas extensas, deve ser fornecido um resumo de seus dados através do atributo summary que deve ser declarado no elemento table.
Penso que a questão ainda continuaria certa, mesmo com a nova versão do e-MAG