SóProvas


ID
2579107
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Revista semanal ilustrada que marcou época no jornalismo brasileiro foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelos Diários Associados. Essas informações referem-se à revista:

Alternativas
Comentários
  • a) IstoÉ: revista semanal brasileira de informações gerais, criada em 1976. Seu primeiro diretor de redação foi o jornalista Mino Carta, principal autor da concepção original do projeto editorial. A revista é publicada pela Editora Três, empresa fundada pelo empresário Domingo Alzugaray.

    b) Manchete: Criada por Adolpho Bloch, a revista Manchete surgiu em abril de 1952, sendo considerada a segunda maior revista brasileira de sua época, atrás apenas da revista O Cruzeiro. Empregando uma concepção moderna, a revista tinha como fonte de inspiração a ilustrada parisiense Paris Match e utilizava, como principal forma de linguagem, o fotojornalismo. Em seu auge, a equipe de jornalistas e colaboradores tinha nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino,David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. 

    c) O Pasquim: foi um semanário alternativo brasileiro, de característica paradoxal, editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido pelo diálogo entre o cenário da contracultura da década de 1960 e por seu papel de oposição ao regime militar. De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário (que sempre se definia como um hebdomadário) atingiu a marca de mais de 200 mil em seu auge, em meados dos anos 1970, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.

    d) O Cruzeiro: foi uma revista semanal ilustrada brasileira, lançada no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1928, editada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Carlos Malheiro Dias foi seu diretor e em 1960 imprimiu um novo design editorial que ficou conhecido como "bossa nova". Foi a principal revista ilustrada brasileira da primeira metade do século XX. Estabeleceu uma nova linguagem na imprensa brasileira: inovações gráficas, publicação de grandes reportagens, ênfase ao fotojornalismo. 

    e) Fatos e Fotos: Semanário de variedades impresso e editado por Bloch Editores S.A. a partir de 28 de janeiro de 1961, em Brasília. Segundo Murilo Melo Filho, para a confecção de Fatos e Fotos era aproveitado o excesso de matérias produzidas para a revista Manchete. Também de acordo com Melo Filho, Fatos e Fotos era uma revista destinada a publicações especiais. Era uma revista leve e, porque continha pouca tinta, destinada a coberturas ágeis.

  • Maravilha, Morena. Parabéns e obrigado!

    Não sabia que IstoÉ também havia sido iniciada por Mino Carta. Como ele também foi o que deu o pontapé inicial em Veja... temos aí um gigante do jornalismo brasileiro.