-
eRRADO.
a (preposição) + a(s) (pronome demonstrativo) = à(s)
Antes de qualquer coisa, há basicamente dois casos em que o vocábulo a pode ser um pronome demonstrativo, equivalendo ao pronome “aquela”: antes de pronome relativo que e antes de preposição de: A (= aquela) que chegou era minha filha. / Sua filha é linda, mas a (= aquela) dele é muito mais.
Agora sim, o princípio da crase é o mesmo, beleza? Veja:
Nós nos referimos à que foi 01 do concurso para Analista Judiciário.
Sempre procuro fazer alusão às lições do Bechara e às do Celso Cunha.
No primeiro caso, quem se refere, se refere a + a = à. No segundo caso, quem faz alusão, faz alusão a + as = às.
a (preposição) + aquele(s), aquela(s), aquilo (pronomes demonstrativos) = àquele(s), àquela(s), àquilo
Lembre-se: crase é a fusão de duas vogais idênticas. Jamais erre na prova este caso.
A bebida é sempre nociva àqueles que se embriagam.
Procurou explicar-se àquela comissão, mas ela não tolerou seu erro.
Depois de todo o terror, assistir àquilo foi a gota d’água.
O que é nocivo, é nocivo a + aqueles = àqueles. Quem se explica... se explica a + aquela = àquela. Quem assiste (= ver), assiste a + aquilo = àquilo.
a (preposição) + a qual, as quais (pronome relativo) = à qual, às quais
Lembre-se: se um verbo ou um nome exigindo preposição vier depois do pronome relativo, a preposição ficará obrigatoriamente antes do pronome relativo.
Todas as professoras de Língua Portuguesa às quais me dirigi eram capazes.
A explicação à qual tenho direito finalmente me foi dada pelo mestre.
No primeiro caso, o verbo pronominal dirigir-se exige a preposição a, que se aglutina com as quais (pronome relativo), formando às quais. No segundo caso, o nome direito também exige a preposição a, que se aglutina com a qual (pronome relativo), formando à qual.
-
Gabarito E
Ué!... É gramática ou redação oficial?
HEY HO LET'S GO!
-
seguem texto... peon
-
GABARITO: ERRADO
Anexa à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, seguem/segue texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento.
BONS ESTUDOS.
-
Anexo à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, segue texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento.
Lembrando que Anexo concorda com texto.
-
Cuidado Pedro, "Anexo" varia, o certo é anexa mesmo.
-
Errado - Anexa à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, seguem texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento.
.
Certo - Anexo à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, segue texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento.
.
(Segue texto informativo anexo à recomendação.) Anexo concorda com texto informativo.
.
E o que está anexo, está anexo a alguma coisa, exigindo se a preposição -a, que faz junção com o artigo -a que precede a palavra recomendação, formando a crase.
-
Anexado
-
ERRADO
ANEXO à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, SEGUE TEXTO informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento.
O que segue anexo é o texto !
-
O que segue anexo? O texto.
O texto segue anexo a que? À recomendação.
-
Seguem texto?
Errada.
-
Tem erro de concordância!
"segue texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias (...) anexo..."
ERRADA!
-
Outro detalhe: ali no final diz "sua ciência e cumprimento", tendo em vista que é um documento oficial, não seria "vossa ciência e cumprimento"?
-
ERRADO
"Anexa à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, seguem texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento."
-
ERRADO.
Anexo à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, seguem/segue texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento.
-
"Gabarito Errado"
Bom, galera, vendo a grande incidência, nas questões, é bom se atentar para diferença entre ANEXO e EM ANEXO.
ANEXO -> Adjetivo, deve concordar com o substantivo a que está associada.
Ex: As fotos da formatura estão ANEXAS.
EM ANEXO -> Invariável, refere-se à forma como o arquivo está sendo enviado, é classificada como Locução Adverbial de Modo.
Ex: O trabalho de geografia está EM ANEXO (Repare que se refere ao modo como o trabalho está).
Que o poder de Deus esteja acima de todas as coisas. Bons Estudos.
-
Há comentários curtidos que estão errado....
UM ABSURDO AFIRMAR ISSO: "Anexa à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, seguem texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento."
O TEXTO SEGUE ANEXO.
-
Há comentários curtidos que estão errado....
UM ABSURDO AFIRMAR ISSO: "Anexa à recomendação de criação e efetiva implementação de uma ouvidoria neste Conselho Federal, seguem texto informativo sobre a criação e atribuições das ouvidorias, para sua ciência e cumprimento."
O TEXTO SEGUE ANEXO.
-
Esta questão exige do
candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
O trecho apresentado neste item
possui 2 erros:
- o 1º é
referente ao emprego de "Anexa", no feminino. Sendo a palavra “anexo" um adjetivo que indica ligação, deve concordar com o substantivo que acompanha. Então, ao colocarmos a frase na ordem direta (Segue texto informativo anexo à recomendação) verificamos que tal vocábulo deve concordar com "texto", que é masculino. Assim, o correto é Anexo à recomendação de criação;
- o 2º erro diz respeito à concordância em "seguem texto informativo". Uma vez que o substantivo deverbal "segue" concorda com "texto", que está no singular, o correto, para que seja estabelecida a correta concordância, é segue texto informativo.
Gabarito do professor:
ERRADO.