-
gente que questão crazy
-
A questão não tem nada de "crazy"; foi, aliás, muito bem bolada. A alternativa "a" resume bem a decadência da classificação em estudo, enfatizando o âmago do terceiro mundismo. Países com desenvolvimento considerável e pobreza coexistente, a exemplo do Brasil, da China, da Rússia, da Índia, da África do Sul, da Indonésia e da Nigéria nunca puderam ser padronizados nessa classificação. Sempre houve tormento na classificação de países como Israel e Coreia do Sul, ora tachados como de terceiro mundo, ora tachados como de primeiro.
-
Bom, onde eu estudei (manual de política internacional da funag), além de materiais de cursinhos em geral, a explicação pra não se utilizar mais essa classificação é o fato de que não existe mais o antagonismo "países capitalistas x países socialistas" (1o e 2o mundo), uma vez que a URSS não existe mais. Mas claro, não tem problema dizer que a questão é ótima e que essa resposta da assertiva a) é super óbvia. Tudo bem, ela está correta, mas me pergunto se, caso ainda houvesse urss, ela teria caido em desuso por conta dessa explicação. Outra coisa, "excluía os países"?
-
Essa classificação caiu em desuso porque...a guerra fria acabou e os rótulos de primeiro, segundo ou terceiro mundo não colavam mais.
-
A abordagem dos países em categorias de primeiro, segundo e terceiro mundo faz parte da regionalização do mundo a partir do nível de desenvolvimento em que o país se encontrava. Como o período histórico era o de polarização do Globo, o primeiro mundo era o grupo liderado pelos EUA e países de regime capitalista. Do outro lado, os países de regime socialista eram considerados países de segundo mundo, composto pela URSS e países de regime socialista, de economia planificada. Logo, os países de terceiro mundo foram os que, de alguma maneira, mantiveram-se sem lado (EUA x URSS).
ESTRATÉGIA
LETRA A