SóProvas


ID
2580733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às hidrelétricas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Com relação às hidrelétricas: oode afirmar que nas hidrelétricas, a produção de energia pode ser controlada, apesar dos custos muito elevados. 

    a energia o custo é caro. a letra correta é a 

     b)

  • A resposta seria a c, pois emitem gás metano

  • Gás Metano? Não!!!!!

  • Além do problema do metano em áreas extensas de milhares de hectares, e produção das hidrelétricas sofre com as variações no regime de chuvas dos rios. Deveria ser a C

  • Custos elevados? Não é só controlar o reservatório?

  • Afeta DIRETAMENTE sim no efeito estufa!
  • A questão apresenta duas possibilidades de gabarito, pois a LETRA B e C estão corretas.

    Os INCAUTOS pensam que as usinas hidrelétricas sempre foram um modelo de geração de energia limpa, ou seja, que não contribuíam para o aquecimento global. A Tia Teteka falava isso na grande maioria das escolas, infelizmente, pois nem ela sabia a informação mais ecorreita. 

     Porém as barragens de hidrelétricas produzem quantidades consideráveis de metano, gás carbônico e óxido nitroso, gases que provocam o chamado efeito estufa. Em alguns casos, elas podem emitir mais gases poluentes do que as próprias termelétricas movidas a carvão mineral ou a gás natural. Pasmem vcs!!!!

    Segundo o geógrafo Marco Aurélio dos Santos, três fatores são responsáveis pela produção desses chamados gases quentes numa hidrelétrica: a decomposição da vegetação pré-existente, ou seja, das árvores atingidas pela inundação de áreas usadas na construção dos reservatórios; a ação de algas primárias que emitem CO2 nos lagos das usinas; e o acúmulo nas barragens de nutrientes orgânicos trazidos por rios e pela chuva. 

    Ao contrário do senso comum, a emissão de gás carbônico e de metano NÃO acaba com a decomposição total da vegetação pré-existente no lago da usina. Há uma renovação constante na produção desses gases, com a chegada de novos materiais orgânicos trazidos pelos rios e pelas chuvas, que são decompostos pelas algas primárias.

    Há duas formas de produção de gases quentes numa usina hidrelétrica: por difusão ou por bolhas. O primeiro caso ocorre na superfície do reservatório. Por ser um meio aeróbico, com maior presença de oxigênio, as bactérias decompõem a matéria orgânica e emitem gás carbônico, que se difunde pela água. 

    Já o metano é obtido por decomposição de matéria orgânica no fundo dos lagos das usinas, onde a presença de oxigênio é nula ou muito pequena. Como não se dilui na água, esse metano chega à superfície por meio de bolhas. Em reservatórios com grande profundidade, acima de 40 metros, o metano não consegue subir à superfície. A pressão da água impede que a bolha de metano atinja a superfície.

     Lagos profundos em áreas pequenas, e com grande potência energética, emitem pouco gases deste tipo. Este é o caso de Itaipu.

    Agora, lagos rasos, em áreas extensas, e com pouca densidade de potência, como é o caso da hidrelétrica de Balbina, no Amazonas, são grande poluidores. É ÓBVIO que uma usina termelétrica é mais prejudicial ao meio ambiente que uma hidrelétrica. Meu afilhado de 2 anos sabe que a termelétrica não emite só gases quentes, mas também dióxidos de enxofre e de nitrogênio, altamente prejudiciais à saúde humana.

    PORTANTO QUANDO PENSAREM EM USINAS HIDRELÉTRICAS LEVEM EM CONSIDERAÇÃO AS EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA.

     

     

  • Produção de metano 

  • Essa afirmação tem ambiguidade de sentido veja : b) Nas hidrelétricas, a produção de energia pode ser controlada, apesar dos custos muito elevados.

    Como é que vão controlar a produção de energia se essa produção depende totalmente do rio. Se o rio estiver baixo a hidrelétrica vai produzir a mesma quantidade de quando ele está cheio? Se o rio secar vai continuar produzindo energia? Caso a resposta para essas perguntas seja NÃO, então essa questão está errada.




  • Hidrelétricas na Amazônia podem emitir mais gases de efeito estufa que usinas a carvão, óleo e gás. ... Como o metano é 32 vezes mais potente no efeito estufa que o gás carbônico, o montante de emissões pode chegar a até 982 milhões de toneladas de “gás carbônico equivalente” Na minha opinião tivemos um equivoco ao elaborar a questão, ou seja, temos dois gabaritos.

  • Realmente é uma questão ambígua. Marquei a B, mas lendo alguns comentários faz sentido a B poder estar errada. Tipo, como que vão controlar a energia nos períodos em que o rio estiver muito baixo ??

    A C acredito que seria mais sensata pela explicação dos colegas.

  • GABARITO B

    Segundo especialistas na área, as Hidroelétrica apresenta :

    Vantagem:

    Emissão de gases causadores do efeito estufa muito baixa(Sendo considerada uma energia limpa)

    Baixo custo

    Desvantagem:

    Impacto social e ambiental do represamento do rio

    Dependência (limitada) das condições climáticas

    Diferentemente das hidrelétricas, as termelétricas emitem até cem vezes mais gases causadores do efeito estufa.

  • Lembrando que o custo é alto, mas a manutenção é de baixo custo.

    lembre esse bizu e mate a questão na prova!

  • Analisando os comentários e fazendo uma breve pesquisa percebi que realmente Hidroelétricas emitem METANO,

    "Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mas a decomposição da matéria orgânica que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano. Além disso, o rio continuará trazendo sedimentos e matéria orgânica para o reservatório."

    Será então que o ERRO da alternativa C se encontra na expressão "DIRETAMENTE"? Fui na letra B, mas achei essa letra C muito duvidosa.

  • Interferem de forma positiva ou negativa no efeito estufa? Essa questão não é objetiva.

  • Meu entendimento da letra C: Apesar de não produzir emissões no seu processo de geração de energia, a construção de uma usina hidrelétrica envolve a inundação de extensas áreas de terra, provocando a morte da cobertura vegetal dessas regiões. A decomposição da imensa massa de material orgânico resulta na emissão de gases relacionados ao efeito estufa. Portanto, as usinas hidrelétricas exercem efeito indireto sobre o efeito estufa.

  • A)Nas hidrelétricas, a produção de energia pode ser controlada, apesar dos custos muito elevados.

    A possibilidade de reduzir o consumo em épocas de secas, por exemplo, seria um controle na produção de energia.

    B)ocupando áreas grandes ou pequenas, as hidrelétricas não interferem no curso dos rios.

    C)As hidrelétricas interferem diretamente no efeito estufa.

    De acordo com o gabarito oficial, essa alternativa estaria incorreta.

    Contudo, de acordo com pesquisadores da UFJF, as hidrelétricas podem emitir grande quantidade de gás carbono e metano na atmosfera, contribuindo para o efeito Estufa.

    Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mais a decomposição da matéria orgânica que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano. Além disso, o rio continuará trazendo sedimentos e matéria orgânica para o reservatório.

    Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2016/01/28/hidreletricas-na-amazonia-podem-emitir-mais-gases-de-efeito-estufa-que-usinas-a-carvao-oleoe-gas/

    D)Embora não emitam poluentes ou causem danos ambientais, as hidrelétricas produzem pouca energia.

    emitem sim poluentes que causem danos ambientais. E a produção de energia é de alto potencial energético

    E)A construção de uma hidrelétrica é relativamente rápida(CERTO), mas a sua durabilidade é curta(ERRADO).

    As usinas hidrelétrica possui um bom tempo de vida útil.

  • A questão acima tem como tema as hidroelétricas e suas características e dinâmica de funcionamento. 
    Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato saiba o que é hidroelétrica, como funciona e quais são seus impactos.
    A Hidroelétrica é uma infraestrutura constituída por uma série de obras e equipamentos que produz energia elétrica através da força das águas dos rios. A energia gerada pela queda da água dos rios movimenta uma turbina hidráulica que é conectada a um gerador, que produz a energia elétrica e distribui por toda rede elétrica do país.
    Feita essa breve explicação, vamos à análise das alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois as hidroelétricas são obras extensas que ocupam grandes. Prova disso é que a sua construção causa uma grande modificação na paisagem, alterando o curso do rio e removendo a vegetação do entorno.
    Letra B - Correta, pois a produção de energia pode sim ser controlada, caso haja uma baixa vazão nos reservatórios das hidroelétricas. Essa possibilidade pode ocorrer, por exemplo, com o incentivo do governo em estimular a redução do consumo de energia elétrica durante as secas, o que indiretamente, pode implicar em um controle da produção energética do país
    Letra D - Incorreta, pois as hidroelétricas causam muitos problemas ambientais, como a remoção da vegetação nativa, a perda da biodiversidade aquática do rio, altera o microclima da área alterando o regime de chuvas e aumentando as temperaturas. Além disso, as hidroelétricas tem alta capacidade de produção de energia. Um exemplo disso é o Brasil que tem grande parte da sua energia elétrica (utilizada por mais de 200 milhões de habitantes) produzida pelas hidroelétricas.
    Letra E - Incorreta, pois a hidroelétrica, por ser uma complexa obra de engenharia, demora muitos anos para ser construída. Atualmente, com a expansão da tecnologia, uma hidroelétrica pode ser construída em três ou quatro anos, diferente de décadas atrás quando a hidroelétrica de Itaipu inaugurada em 1984, demorou mais de 30 anos para ser totalmente edificada. Além disso, a durabilidade de uma usina é bastante alta e sua produtividade pode durar décadas.
    Letra C - Essa alternativa, embora não seja o gabarito da questão, traz uma polêmica muito grande que é importante de ser destacada. Na alternativa é afirmado que as hidroelétricas interferem diretamente no efeito estufa. Segundo um relatório da Comissão Mundial de Represas, é comprovado que algumas hidroelétricas lançam gás carbônico (CO2) na atmosfera como as usinas termoelétricas que queimam carvão. Isso ocorre quando a hidroelétrica é construída, que faz com que a vegetação do entorno fique inundada, apodrecendo e lançando na atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono e metano, que são extremamente prejudiciais para o efeito estufa. 

    Portanto, como a alternativa C também é correta, o candidato poderia a partir dessa análise, entrar com recurso e pedir anulação da questão junto a banca.
    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: Letra C.