SóProvas


ID
2581069
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com o Guia Brasileiro de Boas Práticas para Eutanásia em Animais (CFMV, 2013), quanto aos métodos de eutanásia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A imersão em soluções anestésicas é um método químico usado para eutanásia em peixes e anfíbios.

( ) O atordoamento por choque elétrico é um método físico para indução da eutanásia, usado exclusivamente em bovinos e suínos.

( ) O uso de dardo cativo leva à concussão cerebral, enquanto a pistola de ar comprimido provoca trauma direto com consequente lesão no encéfalo, ambos podem ser utilizados com restrições para cães e lagomorfos.

( ) O uso de barbitúricos ou outros anestésicos gerais injetáveis precedidos de medicação pré-anestésica é considerado método aceitável para primatas não humanos.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A imersão é um método usado para administrar doses elevadas de anestésicos objetivando a eutanásia em peixes e anfíbios. É uma técnica análoga àquela de anestesia inalatória para animais terrestres. Assim, esses medicamentos são depositados na água e absorvidos pelo sistema respiratório dos animais.

    O atordoamento também pode ser produzido por choque elétrico e pode ser usado em espécies como bovinos, ovinos, suínos, peixes e aves comerciais. Tais métodos não garantem a morte do animal e, se forem utilizados, devem ser seguidos de outra técnica que certifique a morte.

    O uso de pistola de ar comprimido e dardo cativo é descrito para eutanásia de ruminantes, equinos, suínos, animais selvagens e, também, sob grande restrição para cães e lagomorfos.

    O modo de ação da pistola de ar comprimido é a concussão cerebral, enquanto o dardo cativo provoca o trauma direto com consequente lesão no encéfalo.

    Para primatas não humanos: Barbitúricos ou outros anestésicos gerais injetáveis*; anestésicos inalatórios seguidos de outro procedimento para assegurar a morte.