SóProvas


ID
2581072
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando que é obrigação do Médico Veterinário preservar e promover o bem-estar animal e que os procedimentos cirúrgicos em animais são tratados pela Resolução do CFMV N.º 877, de 15 de fevereiro de 2008, analise as afirmativas.


I - A castração utilizando anéis de borracha em ruminantes é uma prática permitida, desde que se utilize anestesia local.

II - A caudectomia em ruminantes, sem indicação clínica, é permitida apenas em ovinos de raças lanadas, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia.

III - A cordectomia em cães, sem indicação clínica, é permitida, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia.

IV - A onicectomia em felinos, sem indicação clínica, é considerada procedimento proibido na prática médico-veterinária.

V - Não é obrigatório o uso de sedação e anestesia local na descorna de bovinos acima de seis meses de idade.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • ART5º § 2º São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: castração utilizando anéis de borracha, caudectomia em ruminantes, salvo disposto no anexo 2 (No anexo 2 diz: A caudectomia é permitida apenas em ovinos de raças lanadas, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia;), ou qualquer procedimento sem o respeito às normas de antissepsia, profilaxia, anestesia e analgesia previstos no Anexo 1 desta Resolução.

    ART 7º - Parágrafo único. São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: caudectomia, conchectomia e cordectomia em cães e onicectomia em felinos

    Anexo 1 - Descorna em bovinos - Até seis meses, deve-se utilizar anestesia local. Acima de seis meses, deve-se utilizar sedação e anestesia local.