-
NTFS utiliza o recurso JOURNALING assim como o LINUX por exemplo: ext3 , ext4 ...
Errado
-
Questão incorreta:
"Journaling - Basicamente, o sistema de arquivos mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de vascular arquivo por arquivo, como faz o scandisk do Windows ou o FSCK no Linux..."
"NTFS usa o journaling, ou registro no diário, para se recuperar de erros com mais eficiência. Quando um arquivo é gravado no disco, várias coisas precisam acontecer. Para começar, é preciso alocar espaço no disco, depois os dados são escritos no disco como clusters de setores, depois os metadados são atualizados para refletir a localização no disco, a data de criação, o tamanho do arquivo, o dono, as permissões etc... "
Fonte:
http://www.hardware.com.br/termos/journaling
http://www.hardware.com.br/artigos/ntfs/
-
Gabarito Errado
O NTFS usa o journaling, ou registro no diário, para se recuperar de erros com mais eficiência. Quando um arquivo é gravado no disco, várias coisas precisam acontecer. Para começar, é preciso alocar espaço no disco, depois os dados são escritos no disco como clusters de setores, depois os metadados são atualizados para refletir a localização no disco, a data de criação, o tamanho do arquivo, o dono, as permissões etc. Se faltar luz, ou se o sistema travar antes do processo ser concluído, várias coisas ruins podem acontecer. O espaço pode ser alocado e gravado, mas não atualizado. O resultado: clusters órfãos. Se o arquivo existia e estava sendo atualizado, ele pode ser truncado e os metadados podem não ser atualizados. Com isso, o arquivo seria menor do que o tamanho listado. Na época do FAT, esses erros seriam corrigidos com o chkdsk. Toda hora.
O journaling evita esses problemas, mantendo sempre o sistema de arquivos em um estado "apresentável". Para isso, as atualizações no sistema de arquivos são registradas no log $LOGFILE antes de serem gravadas no sistema de arquivos. A primeira coisa que a gravação faz é ativar o bit incorreto do volume. Cada operação que modifica um arquivo em um volume NTFS é processada como uma transação, armazenada no $LOGFILE e separada por "checkpoints", ou pontos de verificação. Cada transação é independente das outras, e é processada pelo serviço de arquivo de log. Esse serviço cria entradas Redo e Undo no $LOGFILE. O Redo permite que uma transação passe por um roll forward, ou que seja concluída. O Undo permite reverter a transação sem danificar o sistema de arquivos.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS
-
e-
Usa journaling a fim de se obter uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados, em caso de travamento do sistema ou queda de energia