-
A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
A primeira vista ela até pode parecer complicada, mas para usufruir dos benefícios que proporciona você não precisa estudá-la profundamente e nem ser nenhum matemático experiente. Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.
Por meio do uso da criptografia você pode:
proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda;
criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas;
proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias;
proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.
-
Pode ser usada para confidencialidade, autenticação ou ambos.
-
A autenticação é uma das funções mais utilizadas na criptografia de chave pública e privada.
Autenticação pode ser garantida na critptografia de chave pública através da assinatura digital. Porém, na criptografia de chave privada(ou de chave secreta, criptografia simétrica) somente a confidencialidade pode ser garantida. Isso não torna a acertiva errada?
Ou a banca estava somente falando da criptografia assimétrica ao usar o termo "criptografia de chave pública e privada"? Eu entendi que se referiram a criptografia assimétrica e simétrica também.
Enunciado confuso.
-
Jéssica, ao se referir chave pública e privada está falando de criptografia assimétrica. Então, utilizando minha chave privada eu garanto a autenticação da informação, pois apenas eu tenho acesso a ela.
-
Pessoal, acredito que a questão quis abordar tanto em relação a chave privada(simétrica) quanto a chave público(assimétrica). Assim tornando a assertiva correta, uma vez que a criptografia simétrica pode oferecer autenticação através do Mac.
Segue fonte em que há o comentário do Raphael Lacerda em 31 julho 2015 baseado em questões da CESPE. http://www.itnerante.com.br/group/seguranadainformao/forum/topics/2014-tj-se-hash-criptografia-sim-trica-autenticidade
-
GABARITO: CERTO.