Classe de risco 1
O risco individual e para a comunidade é ausente ou muito baixo, ou seja, são agentes biológicos que têm baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou em animais. Exemplos: Bacillus subtilis.
Classe de risco 2
O risco individual é moderado e para a comunidade é baixo. São agentes biológicos que podem provocar infecções, porém, dispõe-se de medidas terapêuticas e profiláticas eficientes, sendo o risco de propagação limitado. Exemplos: Vírus da Febre Amarela e Schistosoma mansoni.
Classe de risco 3
O risco individual é alto e para a comunidade é limitado. O patógeno pode provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. Exemplos: Vírus da Encefalite Equina Venezuelana e Mycobacterium tuberculosis.
Classe de risco 4
O risco individual e para a comunidade é elevado. São agentes biológicos que representam sério risco para o homem e para os animais, sendo altamente patogênicos, de fácil propagação, não existindo medidas profiláticas ou terapêuticas. Exemplos: Vírus Marburg e Vírus Ebola.
Os critério para classificação dos agentes biológicos:
-Natureza do agente biológico: organismo com potencial ação biológica infecciosa;
-Virulência: capacidade patogenica de um organismos.
-Modo de transmissão: percurso feito pelo agente biológico;
-Estabilidade: capacidade de manutenção do potencial infeccioso no meio;
-Concentração e volume: quantidade de agentes biológicos por unidade de volume.
-Origem do agente biológico potencialmente patogênico: origem do hospedeiro do agente biológico, suas áreas edemicas e vetor.
-Medidas de disposição profilática eficazes: medidas disponíveis que diminuem o risco.
-Disponibilidade de tratamento eficazes: tratamento capaz de manter a contenção da doença ou a cura;
-Dose infectante: número mínimo de agentes biológicos para provocar uma doença.
-Eliminação do agente: saber as vias de eliminção.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO:
-Classe de risco 1: baixo risco individual e comunidade; Agentes que não causam doenças no homem e animais. Ex: lactobacilos ssp.
-Classe de risco 2: moderado risco individual e limitado risco para comunidade. Provoca infecções, mas limitado na comunidade. Vírus da rubeola.
-Classe 3: alto risco individual e moderado para comunidade. Capacidade de transmissão, potencialmete letais, pode propagar de pessoa a pessoa. HIV e baccillus antrhacis.
Classe de risco 4: Alto risco individual e para comunidade. Alto poder de transmissibilidade. Ex: ebola e varíola.