Vamos fazer algumas considerações importantes quanto ao Sistema dactiloscópico de Vucetich:
A classificação padrão no estudo da antropologia consiste no famoso "VEIA 4321". a) V ou 4- Verticilo; b) E ou 3- Presilha Externa; c) I ou 2- Presilha Interna; d) A ou 1- Arco. E o que significa 0 e X? 0- significa que ocorreu uma amputação ou adalactia X- significa uma ilegibilidade que pode decorrer de cicatrizes ou outro tipo de alteração
Lembre-se da fórmula:
DIREITA
----------------
ESQUERDA
No sistema de Vucetich, o arquivamento é do tipo decadactilar, isto é, utiliza-se as impressões dos 10 (dez) dedos das mãos de uma pessoa no processo de classificação.
“A presença de um, dois ou nenhum delta em uma impressão digital estabelece os quatro tipos fundamentais do Sistema Dactiloscópico de Vucetich: a) Verticilo. Presença de dois deltas e um núcleo central b) Presilha externa. Presença de um delta à esquerda do observador e de um núcleo voltado em sentido contrário ao delta c) Presilha interna. Presença de um delta à direita do observador e de um núcleo voltado à esquerda d) Arco. Ausência de deltas e apenas os sistemas de linhas basilares e marginais. Não tem núcleo FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.210
"Pontos Característicos- São "acidentes" presentes entre as cristas papilares utilizados para identificar as impressões papilares através de suas coincidências. A legislação brasileira , pelo uso e costume, exige a coincidência de, no mínimo, 12 (doze) pontos idênticos, na mesma localização, com a mesma "nomenclatura" e sem nenhum ponto discrepante, para atestar uma identidade. Para que a figura identificadora seja considerada um Ponto Característico, terá de ter no mínimo a espessura de uma crista papilar. Nomenclatura dos Pontos Característicos Estipulou-se em número de 9 (nove) os pontos característicos, que podem ser encontrados em até 150 em uma única impressão digital completa sendo identificados com a seguinte nomenclatura e forma:
1- Ponto - Como o próprio nome sugere, é como um ponto final de uma frase escrita que se encontra entre duas linhas.
2- Ilha ou Ilhota - É pouco maior que um ponto e se caracteriza por ser o menor pedaço de linha da impressão digital, medindo aproximadamente de dois à quatro pontos de comprimento.
3- Cortada - É um pedaço pequeno de linha de duas à quatro vezes maior que uma "ilha"
4- Extremidade de linha - É todo final de linha seguida pelo estreitamento das duas linhas paralelas que a ladeiam. Esse estreitamento deve ser considerado para que não seja confundido com uma interrupção do desenho da linha, causado por agentes externos à formação natural da mesma. É o ponto característico mais comum em uma impressão digital.
5- Bifurcação - Quando se analisa uma impressão, faz-se observando-a circularmente no sentido horário tomando-se como base do raio (ou ponteiro) a parte mais central do desenho. Feito isso, conclui-se que, as linhas que se seguem nesse sentido e abrem-se em duas outras formam uma Bifurcação.
6- Confluência - Da mesma forma que a bifurcação porém, em sentido contrário, ou seja, quando duas linhas seguem no sentido horário e, em dado momento, juntam-se em uma única linha, formando assim uma confluência.
7- Haste ou Arpão - Dá-se o nome de Aste ou Arpão ao ponto quando um segmento de linha forma um apêndice na linha, semelhante a uma aste ou uma "fisga de arpão" de pesca podendo ser confundida com uma pequena confluência ou bifurcação.
8- Ponte ou Anastomose - Ocorre quando duas linhas são ligadas por um seguimento curto formando entre elas uma ponte de ligação, semelhante a anastomose das folhas das plantas.
9- Lago ou Encerro - Esse ponto é formado por uma abertura da linha e seu fechamento logo em seguida, formando com isso uma espécie de "bolha" na linha. Existe "n" variações de pontos a serem estudados em uma impressão digital e todos carregam alguma característica dos pontos citados sofrendo pouca ou nenhuma modificação.
O importante é o ponto ser igual e estar na mesma posição em ambas as impressões confrontadas e sem haver nenhum ponto discrepante entre as mesmas."
http://www.papiloscopia.com.br/pontos.html
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D