Para ajudar nos estudos de FRBR (assunto chatinho toda vida)!
Entidades do Grupo 1:
Obra: uma criação intelectual ou artística distinta, ou seja, o conteúdo intelectual em si, independentemente de seu suporte ou de sua forma. Uma obra também pode ser o assunto de outra obra.
Expressão: a realização intelectual ou artística de uma obra, ou seja, a forma como se expressa o conteúdo intelectual. A expressão compreende traduções, interpretações de uma obra musical determinada, entre outras possibilidades. Uma expressão também pode ser o assunto de uma obra.
Manifestação: a materialização de uma expressão de uma obra, ou seja, a representação de todos os objetos físicos que possuem as mesmas características, tanto de conteúdo intelectual como de forma física. A entidade definida como manifestação abrange um amplo leque de materiais, incluindo manuscritos, livros, periódicos, mapas, cartazes, registros sonoros, filmes, vídeos, CD-Roms, kits de multimídia etc., e pode ser considerada o suporte físico de uma expressão ou obra.
Item: exemplificação única de uma manifestação; ou seja, o objeto físico que permite ao usuário acessar o conteúdo intelectual ou artístico de uma expressão e de uma obra. Quando um suporte está rasurado ou lhe faltam páginas, faz-se referência ao item e não à manifestação. O item compreende o objeto existente em um lugar determinado (mesmo no ciberespaço) e pode constituir-se de vários volumes.
Entidades do Grupo 2:
Pessoa: um indivíduo, relacionado à criação ou realização de uma obra ou de uma expressão, ou assunto de uma obra. A entidade ‘pessoa’ também pode ser responsável pela produção de manifestação, ou pela posse de um item.
Entidade Coletiva: uma organização ou grupo de indivíduos, de caráter permanente ou temporário, ou um governo territorial, que age unificadamente e se identifica por um nome. A entidade coletiva se torna uma entidade do modelo quando se relaciona à criação ou realização de uma obra ou de uma expressão, ou é assunto de um obra. Também é entidade quando se relaciona à produção de manifestação e à posse de um item.
Fonte: MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. ix, 217 p.
Entidades do Grupo 3:
Conceito: uma noção ou ideia abstrata, sempre assunto de uma obra. Exemplos: ciência da informação, neurociência, modernismo, etc.
Objeto: uma coisa material, móvel ou imóvel, sempre assunto de uma obra. Exemplos: Cristo Redentor, Palácio da Alvorada, o navio Titanic.
Evento: uma ação ou ocorrência, como eventos históricos, época e períodos de tempo, sempre assunto de uma obra. Exemplos: Inconfidência Mineira, século XX.
Lugar: um local. A entidade ‘lugar’ pode abranger: locais terrestres e extraterrestres, locais históricos e contemporâneos, características geográficas e jurisdições geopolíticas, entre outros, sempre assunto de uma obra. Exemplos: Floresta Amazônica, praia de Copacabana, Recife (PE), serra da Mantiqueira.
Fonte: MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. ix, 217 p.