-
não é a A?
-
foi na a
-
Achei que fosse a A
-
- A HIERARQUIZAÇÃO dos serviços, por sua vez, diz respeito à possibilidade de organização das unidades segundo grau de complexidade tecnológica dos serviços, isto é, o estabelecimento de uma rede que articula as unidades mais simples às unidades mais complexas, através de um sistema de referência (SR) e contrarreferência (CR) de usuários e de informações. O processo de estabelecimento de redes hierarquizadas pode também implicar o estabelecimento de vínculos específicos entre unidades (de distintos graus de complexidade tecnológica) que prestam serviços de determinada natureza, como por exemplo, a rede de atendimento a urgências/emergências, ou a rede de atenção à saúde mental.
FONTE: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14614/natale-souza/sus-principios-diretrizes-e-gestao
GAB: C
-
Regionalização e Hierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.
fonte:http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude/principios-do-sus
-
pensei que fosse a letra A
-
De acordo com o artigo 198 da CF
Constituem um sistema único uma rede REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA (em níveis de complexidade crescente, será acrescida na Lei 8.080)
HIERARQUIZAR nada mais é que ORGANIZAR os níveis do sistema de saúde em níveis de complexidade crescente
REGIONALIZAR: é trazer a saúde para perto da população. Em outras palavras, é articular todos os serviços de saúde de uma determinada região, considerando o contexto da região, pois cada realidade regional é diferente!
-
Questão :
Ao afirmar que temos um sistema de saúde HIERARQUIZADO , queremos dizer que ele é organizado por :
HIERARQUIA = PODER = NÍVEL CRESCENTE DE COMPLEXIDADE
(Níveis de saúde : 1o , 2o , 3o , 4o ) .
C ) Nível de complexidade crescente tecnológico .
Complexo = contém muitos elementos .
Ex : Tecnologia dos recursos : financeiros , operacionais , tecnológicos , de informação ...
GABARITO : C ) .
-
Eu sabia que a hierarquização do SUS se referia a níveis de complexidade dos serviços de atenção básica, média e alta complexidade. Mas achei que isso estava relacionado à critérios de vigilância em saúde (alternativa E) e não ligado à complexidade tecnológica (alternativa C)...:(